dc.creator | Carvalho, Gabriela Pereira | |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T21:56:53Z | |
dc.date.available | 2024-10-31T21:56:53Z | |
dc.date.issued | 2023-11-30 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Gabriela Pereira. Contribuições do Uso de Tecnologia Digital no Processo de Alfabetização de Crianças com Autismo. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14437 | |
dc.description.abstract | Writing is a way of transcribing language, that is, the representation of language. The limitations present in the communication of children with autism can be obstacles that hinder the literacy process. This disorder has as its main dysfunctions the areas of social interaction and communication, and appropriate methodologies are needed to expand these children's communicative skills and facilitate literacy, these elements being the basis for learning. Considering that the use of technology can be an important ally in this proposal, the aim of this work is to analyze the possible contributions of the use of literacy applications in the process of acquiring writing skills for students with autism. A quasi-experimental research was conducted, with a mixed qualitative and quantitative approach, involving measurements
of the writing level of three children pre- and post-intervention, each in the respective conditions: intervention with the use of technology, intervention without the use of technology (traditional material) and without intervention. The participant with the traditional intervention was subsequently subjected to the technology intervention and, like the participant without the intervention, the follow-up measure. The participants were from the municipal public network of Pelotas/RS, all with a previous medical diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD), verbal, with difficulties in the process of acquiring writing, without psycho pedagogical, speech therapy, tutoring or any other assistance. aimed at developing literacy. The results showed quantitative and qualitative improvements in the writing level of participants whose intervention involved technology compared to usual methodologies or without intervention. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder (ASD) | pt_BR |
dc.title | Contribuições do uso de tecnologia digital no processo de aquisição da escrita de crianças com autismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of the Use of Digital Technology in the Literacy Process of Children with Autism | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2288038941504394 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0001-7058-6519 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Porto, Gilceane Caetano | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7254346690954765 | pt_BR |
dc.description.resumo | A escrita é uma maneira de representar a língua. As limitações presentes na comunicação de crianças com autismo podem ser obstáculos que dificultam o processo de alfabetização. Este transtorno tem como suas principais disfunções as áreas de interação e comunicação social, e são necessárias metodologias adequadas que ampliem as habilidades comunicativas dessas
crianças e facilitem a alfabetização, sendo esses elementos base na aprendizagem. Considerando que o uso de tecnologia pode ser um importante aliado nessa proposta, pretende-se, por meio deste trabalho, analisar as possíveis contribuições do uso de aplicativos de alfabetização no processo de aquisição da escrita de alunos com autismo. Foi conduzida uma pesquisa quase experimental, com abordagem mista qualitativa e quantitativa, envolvendo medidas do nível de escrita de três crianças pré e pós-intervenção cada uma nas respectivas condições: intervenção com uso de tecnologia, intervenção sem o uso da tecnologia (material tradicional) e sem intervenção. O participante com intervenção tradicional foi posteriormente submetido a intervenção com tecnologia e, assim como o participante sem intervenção, a medida de follow up. Os participantes eram da rede pública
municipal de Pelotas/RS, todos com diagnóstico médico prévio de Transtorno do Espectro Autista (TEA), verbais, com dificuldades no processo de aquisição da escrita, sem atendimento psicopedagógico, fonoaudiológico, aulas de reforço ou qualquer outro atendimento que visasse o desenvolvimento da alfabetização. Os resultados evidenciaram melhoras quanti e qualitativas no nível de escrita dos participantes, cuja intervenção envolveu tecnologia em comparação com metodologias usuais ou sem intervenção. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |