dc.creator | Torres, Julia Fátima Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2024-08-17T01:13:02Z | |
dc.date.available | 2024-08-16 | |
dc.date.available | 2024-08-17T01:13:02Z | |
dc.date.issued | 2024-03-21 | |
dc.identifier.citation | TORRES, Julia Fátima Gonçalves. Padrões de design deceptivos e a hipervulnerabilidade digital estrutural de crianças, adolescentes e do núcleo familiar quanto aos jogos eletrônicos online na sociedade contemporânea de consumo. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13852 | |
dc.description.abstract | The research is developed in the Area of Concentration in Social Rights, follows the line of research "Law and Social Vulnerability" and addresses the structural digital hypervulnerability of children, adolescents and the family core with regard to the use of deceptive design patterns in online video games in the context of contemporary society. The following formulation is pointed out as a research problem: how do deceptive design patterns, in the context of contemporary society, impact the digital hypervulnerability of children, adolescents and the family core in relation to online electronic games? In turn, the overall goal is to define how deceptive design patterns impact the digital hypervulnerability of children, adolescents and the family nucleus in the context of online video games. As specific objectives we sought to demonstrate the hypervulnerability of children, adolescents and the family core in consumer relations, contextualize the new digital vulnerability in consumer relations and present their categories and, finally, establish the relationship between deceptive design patterns and structural digital hypervulnerability by design of children, adolescents and the family core in online games. The qualitative approach will be adopted and the research will be developed with the aid of the deductive method through bibliographic and documentary research, using as techniques the literature review based on the specialized literature, from an interdisciplinary point of view, and document analysis through a systematic understanding of existing regulations both nationally and internationally, emphasizing in this aspect the importance of the approval of Bills nº 3,514/2015 and 2,628/2022. The study reveals the recurrent practice of deceptive design patterns in online video games, which demonstrates the structural digital hypervulnerability by design of children, adolescents and the family core. This occurs for offense to the right of the consumer to adequate and clear information about the products and services that they acquire or contract leading to material and psychological damages that cause effects on all members of the family. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociedade contemporânea de consumo | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade digital estrutural por design | pt_BR |
dc.subject | Hipervulnerabilidade de crianças, adolescentes e do núcleo familiar | pt_BR |
dc.subject | Padrões de design deceptivos | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos online | pt_BR |
dc.title | Padrões de design deceptivos e a hipervulnerabilidade digital estrutural de crianças, adolescentes e do núcleo familiar quanto aos jogos eletrônicos online na sociedade contemporânea de consumo | pt_BR |
dc.title.alternative | Deceptive design patterns and the structural digital hypervulnerability of children, adolescents and the family nucleus regarding online video games in contemporary consumer society | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0001-6771-5922 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4989741699721628 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8915579606213910 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Henning, Ana Clara Correa | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5204931161666059 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa se desenvolve na Área de Concentração em Direitos Sociais, segue a linha de pesquisa “Direito e Vulnerabilidade Social” e aborda a hipervulnerabilidade digital estrutural de crianças, adolescentes e do núcleo familiar no que diz respeito ao uso de padrões de design deceptivos nos jogos eletrônicos online no contexto da sociedade contemporânea. Aponta-se como problema de pesquisa a seguinte formulação: como os padrões de design deceptivos (padrões obscuros), no contexto da sociedade contemporânea, impactam a hipervulnerabilidade digital de crianças, adolescentes e do núcleo familiar em relação aos jogos eletrônicos online? Por sua vez, o objetivo geral é definir como os padrões de design deceptivos impactam a hipervulnerabilidade digital de crianças, adolescentes e do núcleo familiar no contexto dos jogos eletrônicos online. Como objetivos específicos busca-se demonstrar a hipervulnerabilidade de crianças, adolescentes e do núcleo familiar nas relações de consumo, contextualizar a nova vulnerabilidade digital nas relações de consumo apresentando suas categorias e, por fim, estabelecer a relação entre os padrões de design deceptivos e a hipervulnerabilidade digital estrutural por design de crianças, adolescentes e do núcleo familiar em jogos eletrônicos online. Adota-se a abordagem qualitativa desenvolvendo-se a pesquisa com o auxílio do método dedutivo por meio de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se como técnicas a revisão bibliográfica com base na literatura especializada, sob um ponto de vista interdisciplinar, e análise documental por meio de uma compreensão sistemática das normativas existentes tanto no âmbito nacional quanto internacional, ressaltando-se nesse aspecto a importância da aprovação dos Projetos de Lei nº 3.514/2015 e 2.628/2022. O estudo permite constatar a prática recorrente de padrões de design deceptivos em jogos eletrônicos online, o que demonstra a hipervulnerabilidade digital estrutural por design de crianças, adolescentes e do núcleo familiar. Isso ocorre por ofensa ao direito do consumidor à informação adequada e clara sobre os produtos e serviços que adquire ou contrata ocasionando a ocorrência de danos materiais e psicológicos que provocam efeitos em todos os integrantes do núcleo familiar. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Fernando Costa de | |
dc.subject.cnpq1 | DIREITO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | DIREITO PUBLICO | pt_BR |
dc.subject.cnpq3 | DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |