dc.creator | Moreira, Amanda Nunes | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T23:14:54Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T23:14:54Z | |
dc.date.issued | 2023-07-28 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Amanda Nunes. A formação da consciência histórica de jovens, a partir dos espaços de socialização. 2023. 194 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13675 | |
dc.description.abstract | This research aims at investigating the formation of historical consciousness in young individuals (aged 17 to 19 years) through socialization spaces. It seeks to understand how the formation of historical consciousness is shaped by social means, analyzing socialization experiences as formative factors and the relationships between objectivity and subjectivity constructed in practical life. Data collection and analysis were conducted through narratives provided by the young participants, relating to the praxis of the research. The theoretical framework is based on studies of History Didactics, encompassing relevant concepts for understanding new perspectives related to historical research. The main reference used is the work of Jörn Rüsen, along with the conceptual significance of sociology at the individual level, as presented by sociologist Bernard Lahire. This research allows for an immersion into the experiences of social individuals to comprehend the singularities and pluralities that shape their trajectories. Examining how young individuals develop as subjects possessing historical consciousness, and how this consciousness is formed and/or transformed through social spaces, leads to an understanding of how history is apprehended through life experiences in society. Such experiences are present in mentalities, subjectivities, and critical/reflective formation, considering the deficiencies in present-day temporal guidance and practical life for interpreting the past. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Espaços de socialização | pt_BR |
dc.subject | Historical consciousness | pt_BR |
dc.subject | History education | pt_BR |
dc.subject | Socialization spaces | pt_BR |
dc.title | A formação da consciência histórica de jovens, a partir dos espaços de socialização | pt_BR |
dc.title.alternative | The formation of the historical consciousness of young people, from the spaces of socialization | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4027552095161043 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6912448656987357 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa possui como objetivo investigar a formação da consciência histórica de jovens (entre 17 e 19 anos), a partir dos espaços de socialização. Desta forma, depreender como ocorre a formação da consciência histórica alicerçada pelos meios sociais, analisando as experiências de socialização enquanto formadoras, as relações de objetividade e subjetividade que são construídas na vida prática. A apreensão e análise dos dados foram sendo formadas através das narrativas apresentadas pelos/as jovens, relacionando à práxis da investigação. A sustentação teórica está baseada nos estudos acerca da Didática da História, contemplando conceitos relevantes para a compreensão de novas perspectivas relacionadas à pesquisa histórica; assim, utiliza como principal referencial os estudos de Jörn Rüsen, e de igual modo considera a relevância conceitual da sociologia à escala individual, apresentada pelo sociólogo Bernard Lahire. A pesquisa possibilita à imersão na vivência dos indivíduos sociais para compreensão das singularidades e pluralidades que constituem suas trajetórias. A análise de como os/as jovens se constituem enquanto sujeitos possuidores de consciência histórica, e como essa é formada e/ou transformada pelos espaços sociais, direciona à compreensão de como ocorre a apreensão da história a partir das experiências da vida em sociedade. Essas experiências estão presentes nas mentalidades, subjetividades, na formação crítica/reflexiva; considerando as carências de orientação do tempo presente, da vida prática, para a interpretação do passado. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Manke, Lisiane Sias | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |