• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em História - PPGH
  • PPGH: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em História - PPGH
  • PPGH: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A formação da consciência histórica de jovens, a partir dos espaços de socialização

Thumbnail
Ver/
Amanda_Nunes_Moreira_Tese.pdf (1.931Mb)
Fecha
2023-07-28
Autor
Moreira, Amanda Nunes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente pesquisa possui como objetivo investigar a formação da consciência histórica de jovens (entre 17 e 19 anos), a partir dos espaços de socialização. Desta forma, depreender como ocorre a formação da consciência histórica alicerçada pelos meios sociais, analisando as experiências de socialização enquanto formadoras, as relações de objetividade e subjetividade que são construídas na vida prática. A apreensão e análise dos dados foram sendo formadas através das narrativas apresentadas pelos/as jovens, relacionando à práxis da investigação. A sustentação teórica está baseada nos estudos acerca da Didática da História, contemplando conceitos relevantes para a compreensão de novas perspectivas relacionadas à pesquisa histórica; assim, utiliza como principal referencial os estudos de Jörn Rüsen, e de igual modo considera a relevância conceitual da sociologia à escala individual, apresentada pelo sociólogo Bernard Lahire. A pesquisa possibilita à imersão na vivência dos indivíduos sociais para compreensão das singularidades e pluralidades que constituem suas trajetórias. A análise de como os/as jovens se constituem enquanto sujeitos possuidores de consciência histórica, e como essa é formada e/ou transformada pelos espaços sociais, direciona à compreensão de como ocorre a apreensão da história a partir das experiências da vida em sociedade. Essas experiências estão presentes nas mentalidades, subjetividades, na formação crítica/reflexiva; considerando as carências de orientação do tempo presente, da vida prática, para a interpretação do passado.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13675
Colecciones
  • PPGH: Dissertações e Teses [205]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV