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dc.creatorSantos, Carolina Borba dos
dc.creatorDias, Liz Cristiane
dc.date.accessioned2024-07-04T11:52:24Z
dc.date.available2024-07-04T11:52:24Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSANTOS, Carolina Borba dos; DIAS, Liz Cristiane. A abordagem da autorregulação da aprendizagem na formação docente: uma perspectiva analítica curricular do curso de Licenciatura em Geografia. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13419
dc.description.abstractA busca por um ensino de qualidade na formação docente é de grande importância para a trajetória futura de atuação dos licenciandos, pois constitui um elemento importante e eficaz para a melhoria da aprendizagem e qualidade de ensino nas escolas. A preocupação com essa formação vem ganhando espaço nas últimas décadas, o que vem gerando um reconhecimento sobre o docente como um sujeito de um saber e de um fazer. Com isso, houve mudanças na estrutura dos cursos que objetivaram uma formação docente que atenda a demanda da sociedade, e não só do mercado, por um profissional competente, com maior nível de escolarização, utilizando tecnologias de informação, trabalhando em equipe, dominando o conhecimento contemporâneo de forma integradora e produzindo novos conhecimentos, resolvendo problemas e propondo soluções inovadoras, com compromisso ético na sua profissão e na vida social (CAVALCANTI, 2011). Dentro da formação de professores de Geografia, Callai (1995) traz que são necessários conhecimentos que vão além do conteúdo da Geografia, e que tenham a ver com o processo de construção do conhecimento, com os aspectos pedagógicos e psicológicos de aprendizagem, o que demonstra a necessidade e importância do investimento em estratégias de aprendizagem que promovam a autorregulação nos cursos de licenciatura, que contribuirão para um bom desempenho dos futuros docentes no seu processo de formação. Para Santos e Burochovitch (2011), as estratégias de aprendizagem são como uma sequência de atividades, operações ou planos mentais planejados conscientemente para o alcance dos objetivos de aprendizagem de uma tarefa, no período de formação, elas são essenciais para a qualificação dessa etapa e na sua carreira docente. A autorregulação da aprendizagem é considerada como um processo onde, após estabelecerem metas, os sujeitos desenvolvem estratégias para alcançá-las, criando condições para que a aprendizagem se efetive (FRISON, 2009). Portanto, é a partir do estudo da autorregulação da aprendizagem que se torna possível ensinar estratégias de aprendizagem nas quais capacitam o aluno para saber como aprender. Para Dias e Boruchovitch (2020) é necessário que os cursos de formação de professores se estruturem de modo a produzirem conhecimentos, tanto no que diz respeito às estratégias de ensino quanto de aprendizagem, desde a formação inicial, pois assim propiciarão ao futuro professor a possibilidade de utilizar diferentes estratégias de ensino e formas de intervenções em sala de aula que otimizem o ensino de estratégias de aprendizagem aos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectGeografia - Ensinopt_BR
dc.titleA abordagem da autorregulação da aprendizagem na formação docente: uma perspectiva analítica curricular do curso de Licenciatura em Geografiapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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