dc.creator | Silva, Vânia Dal Pont Pereira da | |
dc.creator | Zamperetti, Maristani Polidori | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T22:25:47Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T22:25:47Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Vânia Dal Pont Pereira da; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Formação docente e produção de vídeo estudantil: desafios e potencialidades sob a ótica de professores/as da educação básica. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13371 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado realizada sobre questões relacionadas a formação de professores/as, uso da tecnologia e da produção de vídeo estudantil. Nela, abordou-se como os/as professores/as da Educação Básica produzem vídeos com seus alunos/as. Na sociedade atual, baseada no conhecimento, é extremamente importante reconhecer a importância da integração entre educação e tecnologia. Com os avanços tecnológicos recentes e a ampla acessibilidade aos recursos digitais, juntamente com o crescimento exponencial da informação, passa a ser essencial
incorporar esses conhecimentos no contexto educacional. Além de acelerar a disseminação de informações, essas ferramentas também podem promover uma renovação na abordagem pedagógica. A utilização de recursos tecnológicos nas escolas tem proporcionado uma atividade cada vez mais presente na realidade de alunos/as e professores/as: a produção de vídeos estudantis. Embora tenha tido um começo discreto nas escolas, nos últimos anos, a produção de vídeos estudantis tem ganhado crescente relevância. De acordo com Pereira (2020), os festivais de vídeo estudantis, criados na década passada, tiveram um crescimento de 30% nos últimos anos. A partir da análise das transformações nos hábitos decorrentes do avanço tecnológico, surge uma inquietação que se configura como a questão central desta pesquisa: Como professores/as da Educação Básica
produzem vídeos estudantis com seus/as alunos/as? O objetivo geral deste estudo consistiu em investigar como professores/as da Educação Básica produzem vídeo estudantil com os/as seus/as alunos/as. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) investigar os motivos pessoais e profissionais que levam o/a docente a produzir vídeo estudantil; b) identificar as dificuldades e as possibilidades na formação docente para a produção de vídeo estudantil e c) verificar o uso da produção de vídeo estudantil na prática docente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Produção de vídeos | pt_BR |
dc.title | Formação docente e produção de vídeo estudantil: desafios e potencialidades sob a ótica de professores/as da educação básica | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |