dc.creator | Rosa, Franklin Donatello | |
dc.creator | Weiduschadt, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T19:14:40Z | |
dc.date.available | 2024-06-28T19:14:40Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Franklin Donatello; WEIDUSCHADT, Patrícia. O silenciamento da comunidade LGBTQIAP+ nos livros didáticos de história (2018-2023). In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13364 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretente apresentar a proposta de projeto de pesquisa de Mestrado Acadêmico submetido para o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e posteriormente aprovado, sendo fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Não foi com a elaboração do Projeto de Lei 5248/202 que a comunidade LGBTQIAP+ começou a sofrer ameaças no âmbito educacional no Brasil. Para Apple (2003), a direita tem conhecimento da importância da escola e age coordenadamente em relação a esse espaço com o intuito de elaborar um novo senso comum. Levando em consideração que a escola é campo de disputa ideológica, podemos perceber que desde 2014 há alterações em projetos voltados para leis educacionais, com destaque para a retirada dos termos “diversidade sexual” e "identidade de gênero" do Plano Nacional de Educação. A versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exclui tais assuntos de sua pauta, ao menos com a utilização direta de tais termos. (SEVILLA; SEFFNER, 2017). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade LGBTQIAP+ - silenciamento | pt_BR |
dc.subject | História - livros didáticos | pt_BR |
dc.title | O silenciamento da comunidade LGBTQIAP+ nos livros didáticos de história (2018-2023) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |