Show simple item record

dc.creatorRosa, Franklin Donatello
dc.creatorWeiduschadt, Patrícia
dc.date.accessioned2024-06-28T19:14:40Z
dc.date.available2024-06-28T19:14:40Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationROSA, Franklin Donatello; WEIDUSCHADT, Patrícia. O silenciamento da comunidade LGBTQIAP+ nos livros didáticos de história (2018-2023). In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13364
dc.description.abstractO presente trabalho pretente apresentar a proposta de projeto de pesquisa de Mestrado Acadêmico submetido para o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e posteriormente aprovado, sendo fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Não foi com a elaboração do Projeto de Lei 5248/202 que a comunidade LGBTQIAP+ começou a sofrer ameaças no âmbito educacional no Brasil. Para Apple (2003), a direita tem conhecimento da importância da escola e age coordenadamente em relação a esse espaço com o intuito de elaborar um novo senso comum. Levando em consideração que a escola é campo de disputa ideológica, podemos perceber que desde 2014 há alterações em projetos voltados para leis educacionais, com destaque para a retirada dos termos “diversidade sexual” e "identidade de gênero" do Plano Nacional de Educação. A versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exclui tais assuntos de sua pauta, ao menos com a utilização direta de tais termos. (SEVILLA; SEFFNER, 2017).pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunidade LGBTQIAP+ - silenciamentopt_BR
dc.subjectHistória - livros didáticospt_BR
dc.titleO silenciamento da comunidade LGBTQIAP+ nos livros didáticos de história (2018-2023)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record