Mostrar registro simples

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorBöhm, Fabiane Carvalho
dc.date.accessioned2024-06-18T12:04:13Z
dc.date.available2024-06-18T12:04:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272
dc.description.abstractO presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectExperiência visualpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMultiplicationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectConceptual Fields Theorypt_BR
dc.subjectVisual experiencept_BR
dc.titleEnsino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulávelpt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching for deaf students: an experience on multiplication with manipulative teaching materialpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples