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Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Böhm, Fabiane Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T12:04:13Z | |
dc.date.available | 2024-06-18T12:04:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272 | |
dc.description.abstract | O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Multiplicação | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.subject | Experiência visual | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Multiplication | pt_BR |
dc.subject | Deaf | pt_BR |
dc.subject | Conceptual Fields Theory | pt_BR |
dc.subject | Visual experience | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics teaching for deaf students: an experience on multiplication with manipulative teaching material | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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