Mostrar el registro sencillo del ítem
Planta Baixa Adaptada: Propostas dos Acadêmicos da Licenciatura em Matemática a Distância
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T12:03:48Z | |
dc.date.available | 2024-06-18T12:03:48Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GRUTZMANN, T. P.. Planta Baixa Adaptada: Propostas dos Acadêmicos da Licenciatura em Matemática a Distância. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 29, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/946. Acesso em: 15 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13270 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo descrever e problematizar as propostas apresentadas pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) em relação à construção de uma atividade a partir da habilidade EF06MA28 da Base Nacional Comum Curricular: interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas, considerando no planejamento a participação de um estudante cego na turma. A hipótese é que os acadêmicos do CLMD da Universidade Federal de Pelotas, sujeitos deste trabalho, iriam buscar por alternativas que contemplassem as necessidades específicas de um estudante cego a partir de atividades que de fato o auxiliassem. Esse planejamento foi realizado na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática C, durante o período de 2022/1, com seis turmas do CLMD, em seis polos diferentes no estado do Rio Grande do Sul. No total havia 91 estudantes, sendo que, destes, 48 fizeram a atividade. A metodologia foi a partir do planejamento individual de uma atividade de construção de uma planta baixa, considerando que nessa turma havia um estudante cego. Os dados analisados no artigo são formados por esses planejamentos, os quais foram enviados a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado no curso. A abordagem teórica considerou estudos vinculados à Educação Matemática Inclusiva, Laboratório de Ensino de Matemática e Neurociência. Como resultados, podemos destacar que os acadêmicos perceberam algumas das necessidades dos estudantes cegos, dentre elas a audiodescrição, o material tátil e o uso do sistema braille. Esta atividade é um primeiro momento para se pensar a inclusão e, a partir dela, deseja-se que o futuro professor tenha em seu planejamento cada vez mais a preocupação com todos, considerando os diferentes grupos minoritários. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Benjamin Constant (IBC) | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject | Material tátil | pt_BR |
dc.subject | Sistema Braille | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Audio description | pt_BR |
dc.subject | Tacticle materials | pt_BR |
dc.subject | Braille System | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education Laboratory | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Planta Baixa Adaptada: Propostas dos Acadêmicos da Licenciatura em Matemática a Distância | pt_BR |
dc.title.alternative | Adapted Floor Plan: proposals of pre-service teachers in Mathematics at a Distance | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Matemática e Estatística: Artigos avaliados por pares [17]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Matemática e Estatística.