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dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.date.accessioned2024-06-18T12:03:48Z
dc.date.available2024-06-18T12:03:48Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGRUTZMANN, T. P.. Planta Baixa Adaptada: Propostas dos Acadêmicos da Licenciatura em Matemática a Distância. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 29, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/946. Acesso em: 15 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13270
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo descrever e problematizar as propostas apresentadas pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) em relação à construção de uma atividade a partir da habilidade EF06MA28 da Base Nacional Comum Curricular: interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas, considerando no planejamento a participação de um estudante cego na turma. A hipótese é que os acadêmicos do CLMD da Universidade Federal de Pelotas, sujeitos deste trabalho, iriam buscar por alternativas que contemplassem as necessidades específicas de um estudante cego a partir de atividades que de fato o auxiliassem. Esse planejamento foi realizado na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática C, durante o período de 2022/1, com seis turmas do CLMD, em seis polos diferentes no estado do Rio Grande do Sul. No total havia 91 estudantes, sendo que, destes, 48 fizeram a atividade. A metodologia foi a partir do planejamento individual de uma atividade de construção de uma planta baixa, considerando que nessa turma havia um estudante cego. Os dados analisados no artigo são formados por esses planejamentos, os quais foram enviados a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado no curso. A abordagem teórica considerou estudos vinculados à Educação Matemática Inclusiva, Laboratório de Ensino de Matemática e Neurociência. Como resultados, podemos destacar que os acadêmicos perceberam algumas das necessidades dos estudantes cegos, dentre elas a audiodescrição, o material tátil e o uso do sistema braille. Esta atividade é um primeiro momento para se pensar a inclusão e, a partir dela, deseja-se que o futuro professor tenha em seu planejamento cada vez mais a preocupação com todos, considerando os diferentes grupos minoritários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Benjamin Constant (IBC)pt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Matemática Inclusivapt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectMaterial tátilpt_BR
dc.subjectSistema Braillept_BR
dc.subjectLaboratório de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusive Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectAudio descriptionpt_BR
dc.subjectTacticle materialspt_BR
dc.subjectBraille Systempt_BR
dc.subjectMathematics Education Laboratorypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titlePlanta Baixa Adaptada: Propostas dos Acadêmicos da Licenciatura em Matemática a Distânciapt_BR
dc.title.alternativeAdapted Floor Plan: proposals of pre-service teachers in Mathematics at a Distancept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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