Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMaciel, Clara de Mello
dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.date.accessioned2024-06-17T11:19:20Z
dc.date.available2024-06-17T11:19:20Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMACIEL, C. de M.; GRÜTZMANN, T. P. A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio . Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e202408, 2024. DOI: 10.47207/rbem.v5i1.19572. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/19572. Acesso em: 14 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13269
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada é uma síntese da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É uma pesquisa qualitativa e possui como objetivo geral investigar a potencialidade da visualidade na aprendizagem da Geometria, a partir de uma sequência de atividades. A fundamentação teórica está alicerçada nas ideias de Boaler sobre Mentalidades Matemáticas e os aspectos visuais. O público-alvo foi uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública na cidade de Ijuí-RS. As atividades foram aplicadas nos meses de agosto e setembro de 2021, a partir de uma sequência didática com oito questões. Os dados foram produzidos e coletados por intermédio do Google Formulário e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. A partir das questões definiram-se três categorias: “Imagem necessária”; “Imagem desnecessária” e “Sem imagem”. Como resultados, obteve-se que é necessário trabalhar mais com abordagens da matemática visual, instigando os alunos a um pensamento visual e que a escola é um local potencializador para este tipo de abordagem. Ainda, que é preciso estimular e incentivar os estudantes a desenvolveram uma mentalidade de crescimento em relação a Matemática. Conclui-se que esta abordagem ainda é recente na área do ensino da Matemática, carecendo de novas pesquisas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPPGESA/UNEBpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMentalidades matemáticaspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectMathematical mindsetspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleA visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeVisuality in teaching Geometry in High Schoolpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19572
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem