dc.creator | Ribeiro, Melissa Novack Oliveira | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Souza, Magda Josieli Souza de | |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T11:19:00Z | |
dc.date.available | 2024-06-17T11:19:00Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, M. N. O.; GRÜTZMANN, T. P.; SOUZA, M. J. S. de. Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 312–324, 2024. DOI: 10.15536/reducarmais.8.2024.3810. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3810. Acesso em: 14 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13268 | |
dc.description.abstract | O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | IFSul | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Material Manipulável | pt_BR |
dc.subject | Blocos lógicos | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Manipulable material | pt_BR |
dc.subject | Logic blocks | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Deafness | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.title | Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of mathematical concepts by deaf and hearing children using libras at school Alfredo Dub | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |