Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorAlves, Rozane da Silveira
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.date.accessioned2024-06-17T11:18:26Z
dc.date.available2024-06-17T11:18:26Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationGRÜTZMANN, Thaís Philipsen; ALVES, Rozane da Silveira; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL – Vitória da Conquista –Bahia, v. 16, n. 37, p. 51-74, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5982/4484. Acesso em: 11 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13266
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo apresentar e analisar doisvídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras –MathLibras”, sobre o conteúdo frações. O projeto tevefinanciamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul(RS). Os vídeos produzidos no MathLibrassão consideradoscomo um recurso visual para os estudantes surdos, entendendo suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. No total o projeto já disponibilizou 13 vídeos no Canal do MathLibrasno YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Campello (2007; 2008), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Lebedeff (2010; 2017), Nogueira (2013), Nunes et al(2013), Silva (2010)e Smole e Diniz (2016).A tecnologia de produção de audiovisuais deu condições para que os vídeos do MathLibraspropiciem, acredita-se, o protagonismo da Libras como língua de instrução, na perspectiva da Pedagogia Visual e Textualidade Diferida. É importante ressaltar, ainda, a importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar e da comunicação contínua entre os diferentes grupos que constituem o projeto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUESBpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPedagogia visualpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectVisual pedagogypt_BR
dc.titlePedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibraspt_BR
dc.title.alternativeVisual pedagogy in deaf education: an experience with math teaching in Mathlibraspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem