Mostrar el registro sencillo del ítem
Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Alves, Rozane da Silveira | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T11:18:26Z | |
dc.date.available | 2024-06-17T11:18:26Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; ALVES, Rozane da Silveira; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL – Vitória da Conquista –Bahia, v. 16, n. 37, p. 51-74, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5982/4484. Acesso em: 11 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13266 | |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo apresentar e analisar doisvídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras –MathLibras”, sobre o conteúdo frações. O projeto tevefinanciamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul(RS). Os vídeos produzidos no MathLibrassão consideradoscomo um recurso visual para os estudantes surdos, entendendo suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. No total o projeto já disponibilizou 13 vídeos no Canal do MathLibrasno YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Campello (2007; 2008), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Lebedeff (2010; 2017), Nogueira (2013), Nunes et al(2013), Silva (2010)e Smole e Diniz (2016).A tecnologia de produção de audiovisuais deu condições para que os vídeos do MathLibraspropiciem, acredita-se, o protagonismo da Libras como língua de instrução, na perspectiva da Pedagogia Visual e Textualidade Diferida. É importante ressaltar, ainda, a importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar e da comunicação contínua entre os diferentes grupos que constituem o projeto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UESB | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia visual | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Visual pedagogy | pt_BR |
dc.title | Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras | pt_BR |
dc.title.alternative | Visual pedagogy in deaf education: an experience with math teaching in Mathlibras | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Matemática e Estatística: Artigos avaliados por pares [17]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Matemática e Estatística.