Mostrar el registro sencillo del ítem
O uso de recursos visuais para o ensino de Matemática: uma discussão sobre o MathLibras
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Alves, Rozane da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T11:18:10Z | |
dc.date.available | 2024-06-17T11:18:10Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | GRÜTZMANN, Thaís Philipsen ; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; ALVES, Rozane da Silveira. O uso de recursos visuais para o ensino de Matemática: uma discussão sobre o MathLibras. INES | Revista Espaço | Rio de Janeiro | nº 52 | jul-dez | 2019. p. 85-106 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13265 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma análise dos vídeos produzidos no projeto MathLibras, vincula-do à Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Os vídeos produzidos são referentes a conteúdos de Matemática básica, pensados para alunos surdos do Ensino Fundamental. O objetivo é descrever a utilização dos elementos visuais considerados centrais na produção do vídeo, desde a escrita do roteiro até a edição final, passando pelo processo de tradução e gravação. Foram analisados nove dos treze vídeos disponibilizados no canal, entre 2018 e 2019. Os principais resultados referem-se a inferências oriundas das discussões sobre os seguintes elementos visuais: protagonismo da Libras e posicionamento do ator surdo; utilização de imagens e animações; e inserção de legenda. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Experiência visual | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia visual | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Vídeos | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Visual experience | pt_BR |
dc.subject | Visual pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Deaf | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos visuais para o ensino de Matemática: uma discussão sobre o MathLibras | pt_BR |
dc.title.alternative | Using Visual Aids to Teach Mathematics: A Discussion About MathLibras | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Matemática e Estatística: Artigos avaliados por pares [17]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Matemática e Estatística.