Mostrar registro simples

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorAlves, Rozane da Silveira
dc.date.accessioned2024-06-17T11:18:10Z
dc.date.available2024-06-17T11:18:10Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationGRÜTZMANN, Thaís Philipsen ; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; ALVES, Rozane da Silveira. O uso de recursos visuais para o ensino de Matemática: uma discussão sobre o MathLibras. INES | Revista Espaço | Rio de Janeiro | nº 52 | jul-dez | 2019. p. 85-106pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13265
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma análise dos vídeos produzidos no projeto MathLibras, vincula-do à Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Os vídeos produzidos são referentes a conteúdos de Matemática básica, pensados para alunos surdos do Ensino Fundamental. O objetivo é descrever a utilização dos elementos visuais considerados centrais na produção do vídeo, desde a escrita do roteiro até a edição final, passando pelo processo de tradução e gravação. Foram analisados nove dos treze vídeos disponibilizados no canal, entre 2018 e 2019. Os principais resultados referem-se a inferências oriundas das discussões sobre os seguintes elementos visuais: protagonismo da Libras e posicionamento do ator surdo; utilização de imagens e animações; e inserção de legenda.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectExperiência visualpt_BR
dc.subjectPedagogia visualpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectVídeospt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectVisual experiencept_BR
dc.subjectVisual pedagogypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.titleO uso de recursos visuais para o ensino de Matemática: uma discussão sobre o MathLibraspt_BR
dc.title.alternativeUsing Visual Aids to Teach Mathematics: A Discussion About MathLibraspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples