dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Viana, Joseane Maciel | |
dc.creator | Martins, Marcos Aurélio da Silva | |
dc.creator | Friedrich, Márcio Aurélio | |
dc.date.accessioned | 2024-06-07T11:21:26Z | |
dc.date.available | 2024-06-07T11:21:26Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. et al.. MathLibras como tecnologia assistiva: vídeos de matemática com Libras. In: CBEE, 8., 2018, UFSCar, São Carlos/SP. Anais... UFSCar, São Carlos/SP, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13214 | |
dc.description.abstract | O artigo apresenta uma análise da fase inicial do projeto de pesquisa “Produção de
Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras – MathLibras”, financiado pelo
CNPq por um edital de Tecnologia Assistiva. A videoaula no MathLibras foi pensada a
partir da inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, de forma a considerá la como uma metodologia de ensino para os surdos, visando melhorar sua
aprendizagem, autonomia e inserção social. O aporte teórico pauta-se em Quadros
(1997), Skliar (2005), Lebedeff (2010; 2017), Silva e Nogueira (2013), e Lacerda;
Santos e Caetano (2014). A metodologia adotada é a produção e estudo dos roteiros,
gravação e edição, análise dos vídeos prontos, disponibilização dos vídeos para os
alunos surdos e análise da percepção desses sobre os materiais. Os dados coletados
e analisados neste trabalho são os sete primeiros roteiros produzidos e discutidos em
grupo, as gravações brutas e as videoulas finalizadas. Com base nessa análise e a
partir da visita técnica feita ao INES constatou-se a necessidade de algumas
mudanças, entre elas: escrita do roteiro em Português, transcrição para a glosa,
estudo desta pelo ator surdo junto ao TILS, gravação do vídeo em Libras, validação da
Libras, edição, gravação do áudio e, por fim, a legenda. Estes resultados apontam
para uma necessidade de considerar a produção das videoaulas em Libras e depois,
transcrever para o Português, de forma a contribuir de fato para a Educação
Matemática dos surdos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | MathLibras | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Vídeo com libras | pt_BR |
dc.title | MathLibras como tecnologia assistiva: vídeos de matemática com Libras | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |