dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T15:58:55Z | |
dc.date.available | 2024-06-05T15:58:55Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | LEBEDEFF, Tatiana Bolivar ; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA - RS (SBEM) – v. 2, n. 22, 2021 – Dossiê Temático. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2911. Acesso em: 6 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13201 | |
dc.description.abstract | O texto tem como objetivo discutir a possibilidade, e a necessidade, do uso da visualidade no ensino, fazendo, dentro do possível, uma relação com as áreas Educação de Surdos e Educação Matemática, a partir de diferentes conceitos. Discutem-se, aqui, os conceitos de Letramento Visual e Multimodalidade e tensiona-se a necessidade de que a educação se utilize mais dos recursos da visualidade no processo de escolarização. As considerações da reflexão são que o ensino de Matemática poderia (deveria) ser sustentado pela visualidade, a partir da potencialidade do cérebro, com as rotas visuais, bem como énecessário considerar a cultura na produção de uma experiência visual, principalmente para as pessoas surdas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | SBEM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Visuality | pt_BR |
dc.subject | Visual literacy | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Multimodality | pt_BR |
dc.title | Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Visuality in education: reflections on its importance and possibilities of use in the classroom | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.160-167 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |