dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Gomes, Gabriel Henrique Possignolo | |
dc.creator | Bohn, Kelvin Wendel | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T15:58:42Z | |
dc.date.available | 2024-06-05T15:58:42Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. et al.. O caminhar de uma escrita: um relato sobre a produção de roteiros para os vídeos do canal MathLibras. Roquette-Pinto. ISSN 2526-6128, n. 6, p. 41-50, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13200 | |
dc.description.abstract | O presente relato de experiência aborda a produção dos roteiros dos vídeos do projeto
MathLibras, vinculado à Universidade Federal de Pelotas. O MathLibras tem o intuito de
criar um instrumento educacional voltado para o ensino de Matemática para crianças
surdas, tanto em escala regional, por meio da apresentação dos vídeos e realização de
oficinas na escola parceira do projeto, quanto em nível nacional e internacional com a
disponibilização por meios virtuais do que é produzido pelo projeto, especialmente por
meio do Canal no YouTube. O texto apresenta o caminho que o roteiro perpassa desde a
concepção do tema (em Português) até a cadeia de filmagem e edição, explicitando todos
os ajustes, alterações e adaptações necessárias tendo em vista que há, nesta produção, o
encontro linguístico e cultural entre a Libras (língua alvo) e o Português. O roteiro, nesse
sentido, é um componente vivo que tem como intuito emitir a mensagem de forma clara
e acessível. A premissa do MathLibras é promover a diferença através do acesso ao
conteúdo educacional de Matemática para uma parcela da população que muitas vezes
não encontra produtos específicos que garantam o direito linguístico e a acessibilidade
visual da qual necessitam para compreensão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Equipe multidisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Videoaula | pt_BR |
dc.title | O caminhar de uma escrita: um relato sobre a produção de roteiros para os vídeos do canal MathLibras | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |