Mostrar registro simples

dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorSantos, Angela Nediane dos
dc.date.accessioned2024-06-05T15:58:17Z
dc.date.available2024-06-05T15:58:17Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGRUTZMANN, Thais Philipsen; LEBEDEFF, Tatiana B.; SANTOS, Angela Nediane dos. Ensino de Matemática para surdos: potencialidades de vídeos com diferentes gêneros textuais. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 328–347, 2023. DOI: 10.34179/revisem.v8i2.18459. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18459. Acesso em: 5 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13198
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como os vídeos produzidos no âmbito de três projetos desenvolvidos na UFPel podem contribuir para o ensino de Matemática para surdos, a partir de diferentes gêneros textuais. Os projetos são: MathLibras, que discute e elabora videoaulas de Matemática em Libras, Obalibras, que investiga e produz Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Libras e Spread the Sign, o qual mapeia e registra a Libras em um Dicionário Internacional de línguas de sinais, a partir de análises e investigações do léxico desta língua. Eles produzem, a partir de pesquisas e de suas especificidades e objetivos, vídeos em Libras, os quais dão suporte a diferentes gêneros textuais. A metodologia utilizada neste artigo é uma análise descritiva desses vídeos, investigando o seu potencial para o ensino da Matemática. Os conceitos de textualidade diferida, letramento visual e gêneros textuais associados à discussão sobre o ensino de Matemática contribuem para a análise dos vídeos. Como resultados destaca-se que os vídeos dos projetos contribuem para o ensino de Matemática para os surdos, tanto de forma isolada como articulada, pensando nos diferentes contextos de sua utilização: salas inclusivas, escolas bilíngues, sala de AEE, disciplina de Libras, entre outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectVídeos em Libraspt_BR
dc.subjectEducação bilíngue de surdospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectVideos in Libraspt_BR
dc.subjectBilingual deaf educationpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.titleEnsino de Matemática para surdos: potencialidades de vídeos com diferentes gêneros textuaispt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics for deaf students: potentialities of videos with different textual genrespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18459
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples