• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Instituto de Educação Assis Brasil: acervo e saberes para ensinar Matemática no Curso Normal (1962-1971)

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Janine Moscarelli Rodrigues.pdf (1.765Mb)
Fecha
2023-03-31
Autor
Rodrigues, Janine Moscarelli
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e tem como objetivo investigar os saberes para ensinar ligados à Matemática presentes no Curso Normal do Instituto de Educação Assis Brasil (IEAB), na cidade de Pelotas, no período de 1962 a 1971. A pesquisa teve o ponto de partida, o espaço de guarda do Instituto Educação, fundado em 13 de fevereiro de 1929, como Escola Complementar de Pelotas e tinha por finalidade formar normalistas. Defendo a importância da conservação dos acervos escolares bem como as possibilidades que apresentam para os pesquisadores da História da Educação, narro a busca por documentos e o processo de transformação das fontes. Abordarei os estudos sobre os saberes para ensinar desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, e nos estudos de Wagner Valente, que tem como foco os saberes para ensinar ligados com a Matemática presentes na formação de professores primários no Brasil. A pesquisa indicou que os saberes para ensinar ligados com a Matemática na formação das Normalistas estavam diretamente relacionados com as sugestões de como ensinar, no passo a passo, na metodologia do grau de dificuldades indo do fácil para o difícil, na instrução de confecção e o uso de materiais concretos e jogos, na técnica de fixação e verificação da aprendizagem, ou seja, eram as ferramentas do seu trabalho usadas para ensinar.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12916
Colecciones
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV