dc.creator | Protásio, Alexandre Reinaldo | |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T03:18:38Z | |
dc.date.available | 2024-05-02T03:18:38Z | |
dc.date.issued | 2023-11-27 | |
dc.identifier.citation | PROTÁSIO, Alexandre Reinaldo. Os fundamentos ontológicos do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Orientadora: Neiva Afonso Oliveira. 2023. 278 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12885 | |
dc.description.abstract | In this study, we present Paulo Freire's conception of the "social being" as the philosophical foundation of his pedagogical formulation, identifying the central categorical elements of his ontology. The research aims to reconstruct the logical time of his philosophical thought, that is, the spiritual result of his intellectual activity, highlighting the process of reasonable abstraction carried out by Paulo Freire to
establish a particular representation of being and the world—the construction of the "Freirean social being". This reveals the realistic and dialectical nature of his Freirean thought, as well as his aversion to the objectivism and subjectivism of mechanistic tendencies present in philosophy. The study also seeks to present how Paulo Freire established the specific difference of the social being in dependent societies of the 20th century, especially in Brazil, which, constituting a kind of "social being of capital", highlights, among other aspects, the extent to which "banking" in education is suitable for the current Brazilian social formation. Finally, we aim to identify the elements of a new conformation of being, arising from the transformation of reality and consciousness, Paulo Freire's project of the "new social being", or the confirmation of the ontological vocation of being. Thus, we consider the reconstruction of Freirean
ontological philosophy as an unavoidable starting point for researchers seeking to understand the complexity and radicalism of Paulo Freire's pedagogical thought. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.subject | Ser social | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of education | pt_BR |
dc.subject | Ontology | pt_BR |
dc.subject | Social being | pt_BR |
dc.title | Os fundamentos ontológicos do pensamento pedagógico de Paulo Freire | pt_BR |
dc.title.alternative | The ontological foundations of Paulo Freire's pedagogical thought | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Avelino da Rosa | |
dc.description.resumo | No presente estudo, apresentamos a concepção do “ser social” elaborada por Paulo Freire como fundamento filosófico da sua formulação pedagógica, identificando os elementos categoriais centrais da sua ontologia. A pesquisa busca reconstituir o tempo lógico do seu pensamento filosófico, ou seja, o resultado espiritual da sua atividade intelectual, evidenciando o processo de abstração razoável realizado por Paulo Freire para estabelecer uma determinada figuração do ser e do mundo, a construção do “ser social freiriano”, o que revela a natureza realista e dialética do seu pensamento freiriano, assim como sua repulsa ao objetivismo e subjetivismo das tendências mecanicistas presentes na filosofia. O estudo também busca apresentar como Paulo Freire estabeleceu a diferença específica do ser social nas sociedades dependentes do século XX, em especial o Brasil, que constituindo um tipo de “ser social do capital”, evidencia, entre outros aspectos, o quanto o “bancarismo” na Educação é adequado à atual formação social brasileira. Por fim, buscamos identificar os elementos de uma nova conformação do ser, a partir da transformação da realidade e das consciências, o projeto do “novo ser social” de Paulo Freire ou a confirmação da vocação ontológica do ser. Assim, consideramos a reconstrução da filosofia ontológica freiriana como um ponto de partida incontornável aos (às) pesquisadores(as) que buscam compreender a complexidade e radicalidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Neiva Afonso | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |