• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os fundamentos ontológicos do pensamento pedagógico de Paulo Freire

Thumbnail
Ver/
Tese_Alexandre_Protásio.pdf (1.885Mb)
Fecha
2023-11-27
Autor
Protásio, Alexandre Reinaldo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
No presente estudo, apresentamos a concepção do “ser social” elaborada por Paulo Freire como fundamento filosófico da sua formulação pedagógica, identificando os elementos categoriais centrais da sua ontologia. A pesquisa busca reconstituir o tempo lógico do seu pensamento filosófico, ou seja, o resultado espiritual da sua atividade intelectual, evidenciando o processo de abstração razoável realizado por Paulo Freire para estabelecer uma determinada figuração do ser e do mundo, a construção do “ser social freiriano”, o que revela a natureza realista e dialética do seu pensamento freiriano, assim como sua repulsa ao objetivismo e subjetivismo das tendências mecanicistas presentes na filosofia. O estudo também busca apresentar como Paulo Freire estabeleceu a diferença específica do ser social nas sociedades dependentes do século XX, em especial o Brasil, que constituindo um tipo de “ser social do capital”, evidencia, entre outros aspectos, o quanto o “bancarismo” na Educação é adequado à atual formação social brasileira. Por fim, buscamos identificar os elementos de uma nova conformação do ser, a partir da transformação da realidade e das consciências, o projeto do “novo ser social” de Paulo Freire ou a confirmação da vocação ontológica do ser. Assim, consideramos a reconstrução da filosofia ontológica freiriana como um ponto de partida incontornável aos (às) pesquisadores(as) que buscam compreender a complexidade e radicalidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12885
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV