Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPereira, Maria Laura Almeida
dc.creatorPezat, Paulo Ricardo
dc.date.accessioned2023-12-19T20:42:42Z
dc.date.available2023-12-19T20:42:42Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Laura Almeida; PEZAT, Paulo Ricardo. O ensino de história da África no sistema educacional: uma breve análise da efetivação da Lei 10.639/03 através dos livros didáticos no ensino médio. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 31., 2022, Pelotas. Anais... Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11068
dc.description.abstractEsta pesquisa busca compreender a implementação gradual da lei 10.639/03 no cotidiano escolar do sistema educacional, com foco no Ensino Médio, partindo de uma análise de livros didáticos, visto que mesmo após sua sanção, a lei encontrou alguns obstáculos à sua implementação, como a falta de formação de docentes na temática - pois é observado que havia uma lacuna na formação de professores no período anterior no que se entende por relações étnico-raciais -, assim como a ausência ou distorção de tais temas nos livros didáticos até então produzidos, pois muitas vezes as narrativas acerca da África e da diáspora afro-brasileira são marcadas por estereótipos e preconceitos, baseadas em um olhar paternalista e colonial que apresenta o continente africano como subdesenvolvido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSistema educacionalpt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectHistória da África - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO ensino de história da África no sistema educacional: uma breve análise da efetivação da Lei 10.639/03 através dos livros didáticos no ensino médiopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem