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dc.creatorMendez Gallardo, Carlos Iván
dc.date.accessioned2023-12-08T21:00:01Z
dc.date.available2023-12-08
dc.date.available2023-12-08T21:00:01Z
dc.date.issued2023-06-20
dc.identifier.citationMENDEZ GALLARDO, Carlos Iván. Validação de testes sensoriais para sua aplicação em consumer insights. 2023. 27 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10904
dc.description.abstractTrabalho não apresnta abstract.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAmarantopt_BR
dc.subjectCheck-all-that-applypt_BR
dc.subjectPseudocereaispt_BR
dc.subjectBarra de cerealpt_BR
dc.subjectMetodologia sensorialpt_BR
dc.subjectConjoint analysispt_BR
dc.subjectConsumer insightspt_BR
dc.titleValidação de testes sensoriais para sua aplicação em consumer insightspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-2035-4159pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5756521626319170pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias sensoriais rápidas oferecem muitas soluções para os pesquisadores, no entanto, surgem dúvidas: são tão confiáveis quanto os métodos tradicionais? A aplicação de estatística é realmente muito complicada? Existe alguma maneira de comparar os resultados entre Brasil e México? Nesse sentido, o objetivo nesse trabalho foi comparar metodologias rápidas como CATA, Conjoint analysis, e suas respectivas estatísticas multivariadas, em consumidores, seja de forma conceitual ou degustada, dependendo das condições derivadas da pandemia, que impossibilitaram contato fisíco da população por um longo período, sendo assim, muitas atividades passaram a ser desenvolvidas a distância. Para validação dos testes sensoriais, utilizou-se barras de cereais contendo amaranto, disponíveis no Brasil e no México. Através dos resultos é possivel inferir que no Brasil as barras de cereais de amanto são reconhecidas pelos consumidores como retangular, amarela, com chocolate ou orgânico e no México um produto retangular, amarelo com mel ou chocolate. Além disto concluiu-se que o método CATA e o método conjoint analysis em conjunto com os métodos sensoriais tradicionais, como o teste de aceitação são capazes de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e na obtenção de consumer insights de consumidores do produto.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gularte, Márcia Arocha
dc.subject.cnpq1CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpt_BR
dc.subject.cnpq3ALIMENTOSpt_BR


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