• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A educação social Pestalozziana e o Programa Mais Educação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Mara_Lucia_Teixeira_Brum_Tese.pdf (1.265Mb)
Data
2022-03-16
Autor
Brum, Mara Lucia Teixeira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa apresenta as possíveis evidências entre a Educação Social Pestalozziana e Programa Mais Educação, principalmente quanto à proposta de Educação Integral que vem, ao longo dos séculos, tentando se firmar no seio das escolas públicas do Brasil. Parte-se, ao longo dessa investigação, da premissa que a Teoria Social Pestalozziana integra as bases conceituais dos Programa Mais Educação. Como perspectiva metodológica, a pesquisa caracteriza-se, em sua abordagem, como qualitativa e, em sua dimensão procedimental, como bibliográfica. Os achados da investigação são analisados à luz da interpretação hermenêutica-filosófica. No transcurso do estudo, são analisadas as obras de Johann Pestalozzi, bem como são perscrutados os documentos (leis, livros e produções) sobre o Programa Mais Educação (de 2007 a 2016). Primeiramente, o estudo discorre sobre a Gênese da Educação Social Pestalozziana, seus tempos e suas dimensões. Nesse sentido, são discutidos o contexto histórico de Johann Heinrich Pestalozzi; os princípios filosóficos, políticos e sociais de sua teoria; os elementos do método da educação elementar propostos pelo autor: cabeça, coração e mãos; o desenvolvimento integral e a concepção de educação social para o autor, bem como a sua influência na educação brasileira. Em um segundo momento, as aproximações e as contribuições entre a Educação Social Pestalozziana e o Programa Mais Educação são debatidas, considerando a construção histórica da Educação Integral na humanidade, os fundamentos do Programa Mais Educação, a proposta de Educação Integral no Programa Mais Educação e as evidências da Teoria Social Pestalozziana no Programa Mais Educação. Dentro dos limites a que toda investigação está sujeita, acredita-se que a pesquisa demonstrou como o pensamento pestalozziano está presente no Programa Mais Educação. Na história da pedagogia, Pestalozzi é reconhecido como uma das mais importantes referências no que tange à formulação de uma perspectiva de desenvolvimento integral. Assim, ao cotejar os princípios basilares de sua teoria social e educacional e aqueles que organizam a ideia de educação integral, presentes no Programa Mais Educação, acredita-se que existem fortes convergências entre esses dois objetos de estudo. A pesquisa ainda demonstrou que a intencionalidade de ambas as propostas se fundamenta e adquire fertilidade no campo social, já que as duas objetivam uma formação integral. Proeminente asseverar que tanto a teoria pestalozziana como o Programa Mais Educação defendem a educação como direito social, que é um princípio fundante para a formação humana. Compreende-se, por fim, que as pesquisas que se debruçam sobre os autores clássicos tornam-se relevantes para refletir diferentes fenômenos (como o texto de uma política educacional) e para projetar luzes em direção às problemáticas vivenciadas no contexto educacional. Como um autor clássico da pedagogia, Pestalozzi, com sua produção teórica, tem muito ainda a contribuir com a edificação de processos formativos que se comprometam com a integralidade do ser.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10282
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos. 

    Xavier, Ana Maria Feijó Bório (2006-03-15)
    A dissertação expõe e discute teoricamente uma experiência de alfabetização com jovens e adultos, realizada na Escola Municipal Olavo Bilac, no bairro COHAB Fragata, Pelotas, RS. Recupera também a trajetória da autora ...
  • Educação: fundamentos 

    Valeirão, Kelin (2014)
  • Análise da produção da revista brasileira de Educação Ambiental sobre a educação ambiental infantil 

    Marmitt, D'Andréa Zampieri; Haubman, Luana Pinto Bilhalva; Sampaio, Marcelo Zanetti; Ávila, Fernanda Dias de; Manetti, Adriana Gonçalves da Silva; Corrêa, Luciara Bilhalva (2023)

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV