• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar PPGL: Dissertações e Teses por título 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Listar PPGL: Dissertações e Teses por título
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Listar PPGL: Dissertações e Teses por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar PPGL: Dissertações e Teses por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 286

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Adaptação do Shape Coding para o ensino de Língua Portuguesa para surdos do sexto ano do Ensino Fundamental 

      Viana, Joseane Maciel (2019-02-28)
      O presente trabalho se apresenta como uma pesquisa aplicada (LAKATOS, MARCONI, 2003), na busca por inovação das estratégias didáticas a serem utilizadas em sala de aula para alunos surdos além do desenvolvimento de atividades ...
    • O agir do/a revisor/a de textos sob uma perspectiva social e interacionista 

      Lemos, Mayara Espindola (2019-07-16)
      A prática de revisar textos é uma atividade complexa e requer competências e habilidades que ultrapassam os saberes, ou melhor, os domínios gramaticais de uma língua, atribuindo ao/à revisor/a um importante papel na ...
    • O Aluno Cotista Racial Negro: Possibilidades de Empoderamento por meio da aula de língua inglesa a partir do desenvolvimento da competência simbólica 

      Rosa, Sabrina Hax Duro (2020-02-12)
      A Lei de Reserva de Vagas ou Lei de Cotas (Lei 12.711) propicia alunos a ingressarem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) por meio das cotas raciais e esses são, muitas vezes, ...
    • Aluno, professor e pibidiano: identidades docentes construídas a partir de posicionamentos interacionais em performances narrativas 

      Sandrini, Míriam Saraiva (2016-06-30)
      Esta dissertação de Mestrado, situada entre os campos teóricos da Linguística Aplicada Interdisciplinar e dos Estudos Culturais em Educação, tem como objetivo analisar de que maneira ex-alunos do Curso de Letras da ...
    • Ana Clara e Anelise: a relação entre literatura, sociedade e melancolia em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles e As Parceiras, de Lya Luft 

      Grossi, Juliana Toazza (2015-04-16)
      Este trabalho se estabelece a partir da análise comparada entre as personagens Ana Clara, de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, e Anelise, de As Parceiras, de Lya Luft. Para isso, partimos fundamentalmente das concepções ...
    • Análise das normatizações orientadoras dos vídeo-registros de gênero acadêmico em língua brasileira de sinais 

      Cardoso, Alexandre Bet da Rosa (2023-04-28)
      Há diferentes formas, tais como escrita e vídeo, que podem ser usadas para registrar informações, principalmente com as possibilidades de suporte que as novas tecnologias apresentam para facilitar e qualificar o recebimento ...
    • Análise de Aceitabilidade de uma proposta de Sinais-termo em Libras para a área de Administração 

      Friedrich, Márcio Aurélio (2023-06-28)
      A presente tese, vinculada a linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) teve como objetivo desenvolver um glossário de tradução em Libras para termos em Inglês utilizados ...
    • Análise de capas da revista Veja: A construção midiática da legitimação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff à luz dos estudos bakhtinianos 

      Correa, Susana Silveira (2018-12-21)
      O presente trabalho visa investigar como um órgão da mídia, a revista Veja, mobilizou recursos para promover o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Vana Rousseff (presidente de 2011 a 2016). O corpus analisado ...
    • Uma análise discursiva sobre o repetível: as manifestações intervencionistas de 2020/2021 e os saberes da ditadura militar 

      Dias, Jenifer da Silva (2022-07-29)
      A aproximação dos saberes entre o regime ditatorial militar e as manifestações intervencionistas após as eleições de 2018 colocam em jogo o repetível na ordem da história e do discurso. Em vista disso, trabalhamos ao ...
    • Análise do emprego do marcador conversacional né? na fala de Pelotas/RS 

      Palla, Fabiana Fagundes (2015-04-30)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar, através da análise de entrevistas narrativas transcritas, o emprego do marcador conversacional (MC) né? na fala de gaúchos da cidade de Pelotas/RS. O marcador supracitado ...
    • Análise do impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19) na educação de estudantes surdos em uma escola bilíngue. 

      Kaster, Aline de Castro e (2022-02-25)
      O trabalho apresenta elementos sobre relações escolares de surdos no ensino remoto durante a pandemia causada pelo coronavírus em 2021. Os dados foram colhidos por meio de uma pesquisa, de abordagem qualitativa que teve ...
    • Análise linguística de textos jornalísticos sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff 

      Copello, Calebe Soares (2018-02-26)
      No ano de 2016 o Brasil vivenciou mais um processo de impeachment em sua recente democracia. A partir de tal acontecimento, foi estabelecido o tema do estudo, qual seja, uma análise linguística dos textos produzidos em ...
    • Anna Seghers: do Exílio de si ao Nome próprio 

      Oliveira, Bruno Behling (2017-03-16)
      Esta dissertação pretende, por meio de um estudo do romance Em Trânsito e do conto O Passeio das Meninas Mortas, da escritora alemã Anna Seghers, investigar o totalitarismo e as suas consequências, mais especificamente, o ...
    • “Aos amigos ausentes, amores perdidos e velhos deuses”: considerações sobre o feminino em Sandman de Neil Gaiman 

      Chico, Márcia Tavares (2017-03-31)
      As histórias em quadrinhos vem ganhando maior visibilidade dentro do espaço acadêmico nos últimos anos (GARCÍA, 2012). Dentre os vários elementos analisados, a posição do feminino dentro do meio também ganhou destaque. Por ...
    • Aplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica Alteritária visando ao aluno como sujeito de sua aprendizagem 

      Souza, Raquel Portella de (2024-12-19)
      Esta pesquisa investiga a aplicabilidade dos parâmetros da educação dialógica alteritária na promoção da autonomia discente, fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e o Círculo, Lev Vygotsky e ...
    • Aprendizagem baseada em tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo 

      Lopes Junior, Juarez Aloizo (2017-10-23)
      Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar a abordagem de ensino de Língua Estrangeira chamada Aprendizagem Baseada em Tarefas (TBL) sob a perspectiva da Teoria da Complexidade.
    • Aprendizagem da língua inglesa como segunda língua baseada em tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo 

      Lopes Júnior, Juarez Aloizio (2014-01-31)
      Em 1997, a autora Diane Larsen-Freeman publicou um inquietante artigo chamado “Ciência do Caos / Complexidade e Aquisição de Segunda Língua” (LARSENFREEMAN, 1997). Nesse trabalho, a linguista argumenta que há muitas ...
    • Aprendizagem de inglês como L2 baseada em tarefas: um diálogo de saberes entre complexidade e o ciclo de desenvolvimento linguístico mediado pela tecnologia. 

      Lopes Júnior, Juarez Aloizio (2019-12-18)
      O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de ...
    • Aquisição da escrita das consoantes plosivas : aspectos acústicos e articulatórios 

      Damé, Vergília Spiering (2016-05-30)
      O presente estudo visa à observação de trocas ortográficas nos segmentos plosivos, buscando evidenciar até que ponto imprecisões de ordem fonético/fonológica influenciam em sua ocorrência. A partir dos estudos predominantes ...
    • Aquisição da escrita: as vogais médias altas e sua relação com fenômenos de produção oral 

      Oliveira, Cristiane dos Santos (2017-08-31)
      O processo de ensino/aprendizagem da ortografia é complexo e envolve, além de aspectos relacionados à fonética e à fonologia, também aqueles relacionados ao sistema ortográfico. Reconhecer as diferenças existentes entre ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV