Mostrar el registro sencillo del ítem
Propaganda e coerção na política educacional do Estado Novo (1937-1945), em Pelotas/RS
dc.creator | Lemos, Vanessa dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T14:23:48Z | |
dc.date.available | 2014-04-03 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T14:23:48Z | |
dc.date.issued | 2012-08-17 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LEMOS, Vanessa dos Santos. Propaganda e coerção na política educacional do Estado Novo (1937-1945), em Pelotas/RS. 2012. 186 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2149 | |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the elements of coercion and propaganda employed in education in the Estado Novo (1937-1945), especially in Pelotas - Rio Grande do Sul. The work examines how the policy of the dictatorship of Vargas manifested in education, which promoted the mechanisms massive participation of the school population in civic ceremonies, as well as adherence to the rules of society. The Vargas government, through its educational policy, sought to instill in Brazilian society, the cult leader, civic and patriotic values, forging a national identity. Are studied as the Civic Celebrations (Week Fatherland) and practices of physical education were employed in this process and how they were merged in the making of the New State pedagogical project, elements of the proposed Catholic teaching and the secular. It assessed the role of institutions in the school organization and monitoring of the community where they were inserted and how the state has co-opted families in the development of nationalization campaign. Perceived as a liberal discourse was linked to the practice in the joint dictatorship of accession and approval to the scheme. Demonstrates how the teaching of history was used in the formulation of an education grounded in a patriotic nationalism. Reflects on the promotion of physical education and a "civic" in caravans of Coloninhos in Camps and Scout groups, and how the military contributed to the discipline of Brazilian youth, so massive and coercive | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Estado Novo | por |
dc.subject | História de Pelotas | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Campanha de nacionalização | por |
dc.subject | New State | eng |
dc.subject | History of Pelotas education | eng |
dc.subject | Nationalization campaign | eng |
dc.title | Propaganda e coerção na política educacional do Estado Novo (1937-1945), em Pelotas/RS | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8824883307605905 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0292972108980692 | por |
dc.contributor.referees1 | Gandra, Edgar ávila | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3530480602109979 | por |
dc.contributor.referees2 | Amaral, Giana Lange do | pt_BR |
dc.contributor.referees2ID | por | |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9102960381550474 | por |
dc.contributor.referees3 | Camargo, Fernando da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referees3ID | por | |
dc.contributor.referees3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8517975550614513 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa os elementos propagandísticos e coercitivos empregados na educação no Estado Novo (1937-1945), especialmente em Pelotas Rio Grande do Sul. O trabalho verifica como a política do regime ditatorial de Vargas manifestou-se na educação, quais mecanismos promoveram a participação massiva da população escolar nas cerimônias cívicas, assim como a adesão da sociedade ao regime. O governo Vargas, através da sua política educacional, buscou inculcar na sociedade brasileira o culto ao líder, valores cívicos e patrióticos, forjando a identidade nacional. São estudadas como as Celebrações Cívicas (Semana da Pátria) e as práticas da Educação Física foram empregadas neste processo e como foram mesclados, na confecção do projeto pedagógico estadonovista, elementos pedagógicos da proposta Católica e da laica. É avaliado o papel das Instituições escolares na organização e na vigilância da comunidade onde estavam inseridas e como o Estado cooptou as famílias no desenvolvimento da Campanha de Nacionalização. Percebe como um discurso liberal esteve atrelado à prática ditatorial na articulação da adesão e aprovação ao regime. Demonstra de que forma o Ensino de História foi utilizado na formatação de uma educação calcada em um nacionalismo ufanista. Reflete sobre a promoção de um ensino físico e cívico nas Caravanas dos Coloninhos, nas Colônias de Férias e nos Grupos de Escoteiros, e como os militares concorreram para o disciplinamento da juventude brasileira, de forma coercitiva e massiva | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.contributor.advisor1 | Fachel, José Plínio Guimarães | pt_BR |