• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Um olhar investigativo para a metodologia de projetos em uma escola pública estadual: na busca da qualificação do ensino de ciências e biologia

Thumbnail
Ver/
Carla_Vargas_Bozzato_Dissertacao.pdf (1.964Mb)
Fecha
2013-10-24
Autor
Bozzato, Carla Vargas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Investigar a Metodologia de Projetos como estratégia para qualificação do ensino e da docência de Ciências e Biologia em uma escola pública é o objetivo desta pesquisa. A investigação foi realizada com professores, alunos do ano letivo de 2013 e de egressos do período de 2010 a 2012 do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello do RS e que participaram de projetos de ensino dentro destas áreas. A presente pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como metodologia o Estudo de Caso do tipo Etnográfico e seguiu a linha de pensamento cossistêmica, caracterizada como construtivista, interacionista, sociocultural, afetiva e transcendente proposta por Maria Cândida Moraes(2008) apoiada nos pressupostos apontados por Maturana(2001). Os instrumentos de coleta foram: observações do desenvolvimento dos projetos de ensino encaminhados à supervisão no período de agosto a dezembro de 2012, análise documental, entrevistas e questionários. A Análise discursiva textual seguiu as orientações de Moraes &Galiazzi(2011), com a intenção de buscar a compreensão e a reconstrução de conhecimentos existentes sobre qualidade de ensino, metodologia de projetos e formação docente. Os resultados encontrados apontam a necessidade de a escola inovar no sentido de pensar em estratégias que levem o aluno a ser protagonista dos seus processos de ensino e de aprendizagem, na ampliação dos espaços de aprendizagem, num trabalho vinculado a pesquisa e a potencialização do uso da metodologia de projetos para propiciar um ensino de caráter ativo, construtivo, afetivo, histórico respeitando e a dinâmica relacional com o meio em que está inserido percebendo que precisa com este ter uma postura de pertencimento, comprometimento e responsabilidade. Em relação ao professor, percebemos também a necessidade de pensar no seu papel dentro da escola da contemporaneidade, da necessidade de ser pesquisador de sua própria prática, de perceber no aluno também uma possibilidade para a construção coletiva de conhecimentos, de dialogar com seus pares, de buscar e se permitir mudanças e qualificação constante do ensino.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1917
Colecciones
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV