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O conceito de emancipação na produção científica da ANPEd: um estudo ancorado na perspectiva marxiana

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Ariela_Santos_Canielles_Dissertacao.pdf (574.1Kb)
Fecha
2011-04-29
Autor
Canielles, Ariela dos Santos
Metadatos
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Resumen
Este trabalho investiga o conceito de emancipação, teorizado por Karl Marx, e sua utilização em uma parcela da produção científica da área educacional. Seu objetivo é analisar os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) visando à identificação das modalidades de emprego do conceito de emancipação. Foram analisados os trabalhos apresentados no período de 2001 a 2007 em dois Grupos de Trabalho (GTs): Filosofia da Educação e Educação Popular. Inicialmente, é exposta a possível origem e raízes filosóficas do conceito em questão, bem como a sua construção nas obras de Karl Marx. Em seguida, são apresentados aspectos relacionados à utilização do conceito no corpus analisado. Restou demonstrado que o conceito marxiano de emancipação sofreu forte influência dos ideais da modernidade e possui como ponto principal o caráter político e revolucionário, ou seja, é problematizado como um processo social que intenciona a mudança radical da estrutura social vigente. Assim, somente será possível a emancipação humana (emancipação real) dentro de um novo ordenamento social, superando-se a alienação e sistema do capital. A hipótese central da investigação foi confirmada, pois constatou-se que, em grande parte do corpus, o conceito estudado foi empregado de forma indiscriminada, sem a preocupação com o referencial teóricofilosófico em que está inserido. Além disso, verificou-se que o conceito de emancipação não é usualmente associado à teoria de Marx nem reconhecido como um conceito essencialmente marxiano. Pelo contrário, há indícios de que as abordagens sobre emancipação utilizadas apresentam certo distanciamento da teorização marxiana. Por fim, a investigação constatou a existência de certo descomprometimento teórico na utilização de conceitos científicos. Em muitos casos, não há preocupação acerca da explicação/definição conceitual ou do referencial em que os conceitos se inserem. Esta postura pode ocasionar a banalização e o emprego equivocado de conceitos-chave para o entendimento de teorias cientificas de extrema importância no campo educacional
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1760
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

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