• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Ana_Carolina_Nogueira_Oliveira_Dissertacao.pdf (585.3Kb)
Data
2011-02-23
Autor
Oliveira, Ana Carolina Nogueira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esse trabalho apresenta a discussão sobre as possibilidades de mudanças de concepções dos futuros(as) professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm em relação à Matemática quando com eles desenvolve-se uma proposta metodológica diferenciada para o ensino dessa disciplina. Percorremos um caminho que iniciou com a observação de uma turma do 4º semestre do Curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal de Pelotas no momento em que eles cursariam a disciplina de Teoria e Prática Pedagógica IV, com ênfase na Matemática. Prosseguimos o trabalho metodológico iniciado nessa disciplina no 6º semestre, quando foi oferecida a disciplina de Teoria e Prática Pedagógica VI. A experiência desenvolvida foi pensada na perspectiva de ampliar a discussão sobre os conteúdos da Matemática que são ensinados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das concepções que os estudantes expressaram inicialmente em relação a essa disciplina. Procurou-se lançar um desafio de pensar e discutir a Matemática de outra forma que incluísse outra lógica para seu ensino e observar se esse trabalho possibilitaria uma mudança de concepção dos futuros professores em relação à Matemática. Através de análise do material coletado foi possível refletir teoricamente sobre os resultados e perceber que um trabalho que busque outro tipo de relação nas salas de aula dessa disciplina, com professores em formação, poderá ajudá-los a ter uma outra concepção em relação à Matemática e assim, fornecer subsídios para propor alternativas para o ensino dessa disciplina.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1749
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV