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Relações entre interesses, interação social e aprendizagem na Educação a Distância: estudo de casos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas

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Lia_Cristiane_Lima_Hallwass_Dissertacao.pdf (1.165Mb)
Date
2010-12-06
Author
Hallwass, Lia Cristiane Lima
Metadata
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Abstract
Esta dissertação de Mestrado pretendeu contribuir para o entendimento do processo de aprendizagem na Educação a Distância. Atualmente, a EaD é uma modalidade com grande abrangência favorecendo o acesso à educação superior. Assim, considero fundamental conhecer suas especificidades e os processos nela envolvidos, em especial, como os indivíduos aprendem nessa modalidade e quais fatores estão associados a essa aprendizagem. O objetivo desta pesquisa era analisar a influência dos interesses e das interações sociais sobre o processo de aprendizagem de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas/RS (CLMD/UFPel). O estudo utilizou, como embasamento teórico, a perspectiva Histórico-Cultural, proposta por Lev S. Vygotsky, porque, assim como a EaD, tal perspectiva enfatiza a importância das interações sociais para a aprendizagem, oferecendo valiosos subsídios para a exploração da temática proposta. A pesquisa teve cunho qualitativo (estudos de caso) com enfoque descritivo e exploratório. Os casos para análise foram selecionados do grupo de estudantes matriculados na segunda fase do CLMD no Programa Universidade Aberta do Brasil (CLMD/UAB 2), aproximadamente 350, divididos em sete pólos distribuídos pelo Rio Grande do Sul. Através de questionários respondidos online, foi possível traçar o perfil desse grupo de estudantes, bem como o do grupo matriculado em um dos pólos dessa fase do Programa, o de Santa Vitória do Palmar (SVP). Tais perfis serviram para a seleção intencional dos participantes dos estudos de caso e como contexto para a interpretação dos dados obtidos por meio desses estudos. Os sujeitos foram dois estudantes (uma do sexo feminino e um do masculino). Eles participaram de entrevistas semi-estruturadas a distância (via telefone) durante as quais foram obtidas informações sobre seus interesses iniciais e subseqüentes e suas expectativas em relação ao curso, suas interações com colegas, professores e tutores e seu desempenho. Embora os achados desta pesquisa não possam ser generalizados para todos os estudantes de EaD, por sua natureza qualitativa, a análise temática dos dados coletados sugere que interesses fortes e a intensidade da interação entre pares influenciaram positivamente a aprendizagem e o desempenho dos estudantes. Os achados sugerem também que as interações presenciais foram fundamentais para a promoção desse bom desempenho.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1748
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [791]

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