Anarquismo e educação em Rio Grande (1918-1927): educação de, para e pelos Trabalhadores

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Data
2011-02-28Autor
Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet
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Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Filosofia e História da Educação, enfoca a educação libertária, no início do século XX, na cidade de Rio Grande. Neste foi analisado a atuação dos anarquistas como atores sociais de uma educação singular, proposta para os trabalhadores. Para tanto, observa-se os Relatórios da Intendência Municipal de Rio Grande, o jornal anarquista O Nosso Verbo e as Atas, Livros-Caixa e Relatórios da Sociedade União Operária. Toma-se como base principal para este estudo os textos produzidos pelos militantes operários de Rio Grande sobre educação. Visando analisar as expressões libertárias sobre a educação, desde de suas primeiras manifestações mais consistente sobre o tema da educação, no jornal O Nosso Verbo. Assim como o momento que oportunizou a aplicação prática de seu ideário, no período de hegemonia anarquista na Sociedade União Operária e, por conseguinte, na escola mantida por esta sociedade. Este trabalho usa-se dos principais estudiosos do anarquismo como George Woodcock e Silvio Gallo. Ainda observa-se os mais destacados educadores anarquistas clássicos (anteriores e contemporâneos a nossa delimitação temporal), mundiais e regionais.