• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Anos Iniciais da Escolarização e Relações de Gênero: representações de docentes sobre gênero

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Diana Lusa_dissertacao.pdf (520.4Kb)
Data
2010-01-14
Autor
Lusa, Diana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O principal objetivo deste trabalho foi analisar o que os discursos, as práticas docentes e as interações professor/a alunos/as mostram sobre as relações de gênero . Para dar conta deste objetivo mais amplo, algumas questões que nortearam o trabalho foram: quais as representações do professorado sobre meninos e meninas, homens e mulheres?; o que o ambiente da sala de aula e a forma como este está organizado, diz sobre as relações que podem se constituir neste local?; como são tratadas as feminilidades e as masculinidades nas práticas docentes? que tipos de trabalhos são desenvolvidos em sala de aula?; como o professorado se dirige às meninas e aos meninos? O referencial teórico para sustentar a análise dos dados de campo conta com uma breve revisão da teoria social feminista, a partir, dentre outras, de Joan Scott, Guacira Louro e Maria Custódia da Rocha. Conta ainda com uma reflexão sobre educação e gênero, na qual se busca elucidar o conceito de gênero e algumas formas como é usado; como também a relação deste conceito com a docência, quando se retoma um pouco da história da docência e o processo de feminização do magistério. É feita, ainda, uma reflexão sobre como as diferenças escolares vão sendo construídas e são retomados alguns trabalhos acadêmicos que tiveram como objeto de estudo gênero na escola . Além do já exposto, no aporte teórico são considerados alguns conceitos dos estudos culturais, como identidade e representação, sobre como vamos nos criando e sendo criados/as como seres sociais a partir das representações que temos e que tem o mundo que nos circunda. Os sujeitos de pesquisa foram três docentes: duas professoras e um professor. A metodologia utilizada foi entrevistas semi-estruturadas e observações. Foi possível perceber três docentes e três jeitos diferentes de lidar com as situações de conflito ou desigualdade de gênero que aparecem em suas salas de aula. Três jeitos de entender o ser homem e o ser mulher , o ser menino e o ser menina . Docentes que lutam para desmistificar verdades acerca de gênero, mas que deixam transparecer, ainda que de forma diferente, representações semelhantes sobre o lugar de homens e mulheres, em especial na docência, mesmo que não concordem com estas definições sociais e culturais. O que percebemos a partir da pesquisa é que, mesmo que os sujeitos tenham clareza das questões de gênero, ainda há certa representação de que a docência é uma ocupação feminina, mesmo que este/estas docentes sejam contrários a isso. Sobre a representação de meninos e meninas, não percebi diferenças no modo como estas professoras e este professor encaram meninos e meninas com relação ao desempenho. O que já muda de figura, quando o assunto é comportamento. Acredita-se que este estudo contribuirá para uma maior reflexão sobre as relações de gênero, em especial no âmbito escolar, onde não acontecem muitas pesquisas deste tipo. Esperamos assim, contribuir para o meio acadêmico e escolar com mais um estudo empírico, dos não muitos existentes.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1695
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV