Mostrar el registro sencillo del ítem
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
dc.creator | Balinhas, Vera Lúcia Gainssa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:10Z | |
dc.date.available | 2014-04-03 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:48:10Z | |
dc.date.issued | 2008-04-15 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692 | |
dc.description.abstract | In this dissertation it is presented reflections about consumerism and its meaning to a group of sixteen high school students from a public school of Rio Grande, Cassino, Rio Grande do Sul state. The investigative process was taken through joint and also individual meetings which tried to investigate the students consumerism at school. Some tools were selected to stimulate the debate, tools like diaries, drawings, artistic installation, visits to McDonald´s and documentaries. Being a teacher at a school allowed me to be in contact with the ethnographic research. In the analyses of consumerism and its meanings for students it was used theoretical support of authors such as Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall and Tomaz Tadeu da Silva. While discussing consumerism patterns the research pointed out some transgressions on the way the studied group consumes. This transgression is understood as a movement that changes - moves and dislodges the limits whether they are regarded as norms, moral conducts or habits. Furthermore, the consumerism also constitutes identity as a marker, used to gain status, recognition, pleasure, communicate tastes and lifestyles. Finally, it is suggested the school as a possible place to rethink the consumerism culture beyond the ordinary market of nowadays. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Culture | eng |
dc.subject | Consumerism | eng |
dc.title | Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1334990398175859 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | por |
dc.description.resumo | Nesta dissertação apresento reflexões sobre o consumo e seus significados para um grupo de dezesseis estudantes de ensino médio, de uma escola pública na cidade do Rio Grande, balneário Cassino, Rio Grande do Sul. O processo investigativo deuse através de encontros coletivos e individuais que versaram sobre o consumo estudantil no espaço-tempo escolar. Selecionei alguns instrumentos para motivar os debates: diários, desenhos, instalação artística, visita ao McDonald s e apresentação de documentário. Por pertencer à comunidade escolar e exercer a atividade de professora na escola, mantive aproximações com a pesquisa de cunho etnográfico. Na análise sobre consumo e seus significados para os estudantes utilizei aportes teóricos de autores como Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Ao discutir os significados do consumo, busquei e encontrei algumas transgressões nos modos de consumir do grupo investigado. Transgressão entendida como movimento que muda-move-desloca os limites, sejam eles normas, condutas morais ou hábitos. Mas não somente isso, o consumo também se constitui como marcador identitário, usado para conquistar status, reconhecimento, prazer, comunicar gostos e estilos de vida. Por fim, aponto a escola como lugar possível para repensar a cultura de consumo para além da lógica do mercado. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [790]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.