• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 - Rio Grande do Sul)

Thumbnail
Ver/
Chris de Azevedo Ramil_Tese.pdf (43.34Mb)
Fecha
2013-03-28
Autor
Ramil, Chris de Azevedo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a coleção de livros didáticos Tapete Verde, em seus aspectos editoriais e gráficos, identificando as etapas de projeto e produção gráfica na Editora Globo, além de relacionar os elementos de recorrência em design gráfico, design da informação e design da leitura em relação aos aspectos pedagógicos. A coleção didática Tapete Verde é composta de Livros Integrados, Cadernos de Atividades e Manuais do Professor, em volumes separados de 1ª a 4ª série, foi publicada na década de 1970 no Rio Grande do Sul pela Editora Globo, tendo como autoras as professoras gaúchas de Porto Alegre, Nelly Cunha e Teresa Iara Palmini Fabretti. O livro didático pode ser considerado uma importante fonte de dados sobre o contexto em que foi produzido, podendo revelar aspectos da sociedade e do tempo através da análise do mercado em que circulou, da produção editorial, dos objetivos pedagógicos, de sua visualidade e materialidade, possibilitando uma comunicação para além do conteúdo escrito, sensibilizando o leitor para o fenômeno visual e o seu potencial informativo. Do projeto gráfico à produção gráfica de uma coleção didática, as características estabelecidas nestas etapas podem ser responsáveis por definir orientações, interferir na veiculação de conteúdo e provocar comportamentos diferenciados nos leitores, tanto nos alunos como nas professoras, ao utilizarem os livros em sala de aula. Com os estudos sobre livro didático e design gráfico, os dados indicam que a coleção investigada pode agregar importantes considerações aos campos de pesquisa na história dos livros didáticos e da educação gaúcha, bem como à história gráfica e editorial da região. Além disso, esse trabalho pretende reforçar o incentivo a pesquisas que consistam na confluência de referências conceituais dos campos da educação e do design, em busca de novas contribuições tanto pelas perspectivas históricas como pelas atuais.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1655
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV