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Tipo: masterThesis
Título: Payador, Pampa e Guitarra: tempo, espaço e ecos de uma cultura
Título(s) alternativo(s): Payador, Pampa and Guitar: time space and echoes of a culture.
Autor(es): Abott, Milena de Oliveira
Resumo: A presente pesquisa discute sobre a produção poético-musical do Rio Grande do Sul a partir das perspectivas de intertextualidade e interdisciplinaridade presentes nas nove composições que integram o LP (Long Play – disco de vinil) Payador, Pampa e Guitarra, de Noel Guarany e Jayme Caetano Braun. Dentre as produções apresentadas no LP, encontram-se canções, payadas e poemas. A temática do disco propõe uma aproximação cultural/ideológica entre gaúchos brasileiros e gauchos uruguaios e argentinos. Dentro desse contexto de entrecruzamento de fronteiras, é possível perceber que seu conteúdo ultrapassa os limites relacionados à cor local e ao regional. Além disso, essa é uma obra que surge num momento cultural em que havia poucas publicações de livros de poemas, e os poetas encontravam na música, na canção, um espaço de prestígio na sociedade para as suas publicações. Esse fenômeno não ocorreu somente no âmbito regional sul-rio-grandense, mas em todo Brasil e na América Latina. Na literatura brasileira há uma tradição com a oralidade, e os gêneros orais adquirem papel de importância no cenário regional do Rio Grande do Sul. Além do mais, Payador, Pampa e Guitarra integra o cenário que marca a passagem do estilo musical regional, passando a produzir canções mais engajadas com a reflexão sobre a formação cultural do povo gaúcho e platino.
Abstract: The present paper aims at discussing the poetical-musical production in Rio Grande do Sul based on the intertexuality and interdisciplinarity perspectives in the nine compositions that are part of the LP (Long Play) Payador, Pampa and Guitar, by Noel Guarany and Jayme Caetano Braun. Among the productions presented on the LP it is found songs, payadas and poems. The thematic of the record proposes the cultural/ideological unit between Brazilian gaúchos and Uruguayan and Argentinian gauchos. In this context of crossing frontiers it is possible to realize that its content surpasses the limits related to local and regional colour. Also, this is a work that arises in a cultural moment in which there were few publication of poem books, and the poets found in music and songs, a space of prestige in society for their publications. Such phenomenon did not occur in Rio Grande do Sul only, but all over Brazil and Latin America. In the Brazilian literature there is a tradition with the orality and, the oral genres have an important role in Rio Grande do Sul’s regional scenery. In addition, Payador, Pampa and Guitar integrates the scenery that highlights the existence of the regional musical style, with the production of songs more dedicated to the reflexion on the cultural formation of the gaúcho and platino people.
Palavras-chave: Gaúcho
Regionalismo
Ideologia
Canção nativista
Provincialism
Ideology
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ABOTT, Milena de Oliveira. Payador, Pampa e Guitarra: tempo, espaço e ecos de uma cultura. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2737
Data do documento: 22-Jul-2015
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Letras: Dissertações e Teses

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