Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/ri/2677
Tipo: masterThesis
Título: Clube da matemática: jogando com múltiplas inteligências
Autor(es): Maffei, Letícia de Queiroz
Resumo: O Clube de Matemática é um projeto de encontros para que alunos e alunas possam, através de atividades lúdicas, jogar e brincar com suas múltiplas inteligências. Realizado em turno inverso ao da escola formal, apresenta-se como um espaço em que atividades como papertoys, origamis, desafios e jogos dos mais diversos sejam desfrutados de maneira que habilidades latentes apareçam na forma de diversão, criação, arte, alegria e interação. Esta dissertação apresenta a experiência do Clube de Matemática realizada com alunos e alunas de séries finais do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de Pelotas. A argumentação que sustenta esse trabalho está na Teoria das Inteligências Múltiplas desenvolvida por Howard Gardner (1994,1995), principalmente em suas ideias sobre o espectro particular de inteligências que cada indivíduo possui e pode desenvolver desde que em contextos que reconheçam esta multiplicidade. Subsidiado em outros autores foi explorado mais profundamente o universo dos jogos e origamis, recursos que ocuparam lugares de destaque tanto na experiência com o Clube de Matemática quanto na construção deste estudo. Realizou-se um mapeamento de revistas, livros, artigos e dissertações que contemplam elementos como clube de matemática, jogos, origami e inteligências múltiplas com a finalidade de agregar novos olhares. Com o objetivo de responder a pergunta que orienta este trabalho – Como defender a prática de atividades diferenciadas nas aulas de Matemática de modo que estas atividades ocorram sem vínculo direto com conteúdos programáticos, porém desenvolvendo atitudes e posturas favoráveis ao desempenho dos alunos em sala de aula? – optou-se como método de trabalho por um relato de experiência, resgate bibliográfico e principalmente observações, vivências e análise do cotidiano do Clube. Defendo, nesse estudo, que o Clube de Matemática é um potencial educativo e ficou evidente sua capacidade de favorecer, fazer aparecer, produzir ideias, pensamentos e habilidades lúdicas interligadas, na forma de criação, com os conteúdos matemáticos formais ensinados na escola.
Abstract: The “Clube de Matemática” (Mathematics Club) is a project of meetings that, through playful activities, allows students to play and have fun using their multiple intelligences. Performed in opposite to the formal school shift, the club is a space where activities like papertoys, origami, puzzles and varied games are enjoyed in a way that latent abilities arise in the form of entertainment, creation, art, joy and interaction. This dissertation presents the experience of the “Clube de Matemática” held with students of final elementary grades from two public schools in Pelotas. The argument in support to this work is the Theory of Multiple Intelligences developed by Howard Gardner (1994,1995), specially his ideas on the particular spectrum of intelligences that each individual possesses and can develop, when in contexts that recognize this multiplicity. Subsidized in other authors, the universe of games and origami – resources that occupied prominent places both in the “Clube de Matemática” experience and in the construction of this study – was more deeply explored. We conducted a mapping of journals, books, articles and thesis that include elements such as math club, games, origami and multiple intelligences aiming to get new perspectives. In order to answer the question that guides this work – “How to defend the practice of different activities in mathematics lessons so that such activities occur without direct link to the syllabus, but developing favorable attitudes and postures to the student performance in the classroom?” – the chosen working method was the reporting experience, the bibliographic research and specially the daily observations and analysis of the “Clube de Matemática”. I argue in this study that the “Clube de Matemática” is an educational potential and that was evident his ability to encourage, make it appear and produce ideas, thoughts and playful skills linked, as creation, with the formal mathematical content taught in school.
Palavras-chave: Clube da matemática
Inteligências múltiplas
Jogos
Origami
Mathematics Club
Multiple Intelligences
Games
Origami
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MAFFEI, Letícia de Queiroz. Clube da matemática: jogando com múltiplas inteligências. 2014. 261 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2677
Data do documento: 10-Abr-2014
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Ensino de ciência e matemática: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia de Queiroz Maffei_Dissertação.pdfDissertação de Letícia de Queiroz Maffei7,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Letícia de Queiroz Maffei_Produto da Dissertação.pdfProduto da Dissertação de Letícia de Queiroz Maffei4,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons