A implantação da proposta pedagógica de ensino médio politécnico e integrado em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender como a reforma em ação do governo gestão 2011-2014 com vista ao Ensino Médio (EM) politécnico e integrado no RS acontece no chão da escola de forma a perceber as (im) possibilidades para a melhoria educacional, centrando-se, dentro desse contexto, um olhar especial para a Educação Física (EF). A pesquisa foi um estudo de caso qualitativo em que se
tomou como base o referencial metodológico Materialista-Histórico-Dialético através de um processo de ―triangulação‖ entre diferentes fontes de dados, pressupondo a existência de vinculações estreitas e essenciais com uma macrorrealidade, sobretudo no estudo do caso que tem como intuito a apreensão mais profunda de uma unidade. Foram estruturados três capítulos de embasamento teórico, em que
se aclarou, a conceituação politécnica e integrada, seguido do trabalho como princípio educativo finalizando com a análise sobre o EM brasileiro e suas possibilidades no século XXI. Tais capítulos foram sumários para no último capítulo após elucidar a população a escola, o governo e o teor da proposta alvo de investigação, secundariamente investigar a reforma em uma escola da rede estadual. Para a coleta dos dados foram entrevistadas, através de roteiros de perguntas, as professoras atuantes no Seminário Integrado, as três professoras de EF atuantes no EM, além das contribuições da direção e da supervisão escolar. Na escola observaram-se quatro reformas (Reorganização curricular, inserção do Seminário integrado, Inclusão da Avaliação Emancipatória e Agrupamento por áreas de conhecimento), além do processo de implantação e de investimento na escola e professores, analisou-se o espaço da EF, para por fim refletir o que se verificou após dois anos de reformulações. As conclusões da pesquisa demonstraram um aumento da fragilidade do EM, em consonância do empobrecimento curricular, da forma de implementação e da falta de investimento e formação que deixou a escolas, principalmente, os professores de lado. O conceito de politecnia, á espécie de seus princípios basilares, não apareceu nos achados. Por conta disso, a partir da fala dos professores entrevistados e das reflexões ao longo do estudo, percebeu-se que a presente medida tem se encaminhado como uma política de governo que busca visibilidade por meio da melhoria das taxas escolares, mas que na verdade, está pouco preocupada com a melhoria da formação escolar dos jovens gaúchos, contribuindo sim, para a precarização do processo formativo e para o envio de trabalhadores ao sistema produtivo capitalista que busca recursos de baixo custo para funções no chão de fábrica.
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