Show simple item record

dc.creatorSilva, Jacqueline Neves
dc.date.accessioned2016-02-26T22:25:03Z
dc.date.available2016-02-26T22:25:03Z
dc.date.issued2014-03-31
dc.identifier.citationSILVA, Jacqueline Neves. “Experiências em busca do desenho infantil dentro de uma perspectiva interdisciplinar de ensino”. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/ri/2743
dc.description.abstractThis paper reports a teaching practice developed in the first years of elementary school in the Brazilian city of Rio Grande/RS. This study is relevant because it presents a teaching arts toward an aesthetic education that values children`s drawing in interdisciplinary way. This recovery came after observing the children`s drawing is very important to a child´s development. This work aims to show that you can enter the children´s drawing within the interdisciplinary pedagogical work. The methodology used for this work has qualitative character and characterized by the achievement of individual and collective drawings panels built by students. The record of these activies was done through photographs. The results were significant beyond the drawing to be related to other areas of knowledge students developed a taste for drawing and designed with quality in the stroke.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.titleExperiências em busca do desenho infantil dentro de uma perspectiva interdisciplinar de ensinopt_BR
dc.title.alternativeExperiments in search of child drawing in an interdisciplinary teaching perspectivept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4641567Z2pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723260A9pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação relata uma prática docente desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade brasileira de Rio Grande/RS. Este estudo é relevante porque apresenta uma proposta de ensino de Artes na direção de uma educação estética que valoriza o desenho infantil de forma interdisciplinar. Esta valorização surgiu depois de se observar que o desenho infantil é muito importante para o desenvolvimento da criança. Este trabalho tem por objetivo mostrar que é possível inserir o desenho infantil dentro do trabalho pedagógico interdisciplinar. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho possui caráter qualitativo e se caracterizou pela realização de desenhos individuais e painéis coletivos construídos pelos alunos. O registro destas atividades foi realizado através de fotografias. Os resultados obtidos foram significativos, além de ser relacionado o desenho a outras áreas do conhecimento os estudantes desenvolveram o gosto em desenhar e desenharam com qualidade no traçado.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa dapt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record