Payador, Pampa e Guitarra: tempo, espaço e ecos de uma cultura
Abstract
A presente pesquisa discute sobre a produção poético-musical do Rio Grande do Sul a partir das perspectivas de intertextualidade e interdisciplinaridade presentes nas nove composições que integram o LP (Long Play – disco de vinil) Payador, Pampa e Guitarra, de Noel Guarany e Jayme Caetano Braun. Dentre as produções apresentadas no LP, encontram-se canções, payadas e poemas. A temática do disco propõe uma aproximação cultural/ideológica entre gaúchos brasileiros e gauchos uruguaios e argentinos. Dentro desse contexto de entrecruzamento de fronteiras, é possível perceber que seu conteúdo ultrapassa os limites relacionados à cor local e ao regional. Além disso, essa é uma obra que surge num momento cultural em que havia poucas publicações de livros de poemas, e os poetas encontravam na música, na canção, um espaço de prestígio na sociedade para as suas publicações. Esse fenômeno não ocorreu somente no âmbito regional sul-rio-grandense, mas em todo Brasil e na América Latina. Na literatura brasileira há uma tradição com a oralidade, e os gêneros orais adquirem papel de importância no cenário regional do Rio Grande do Sul. Além do mais, Payador, Pampa e Guitarra integra o cenário que marca a passagem do estilo musical regional, passando a produzir canções mais engajadas com a reflexão sobre a formação cultural do povo gaúcho e platino.
Collections
The following license files are associated with this item: