A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho trata de uma investigação do tipo qualitativo com aspectos
quantitativos, realizada durante os anos 2012 e 2013. Objetiva conhecer a realidade
do ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal
de Pelotas, a fim de proporcionar a utilização da História da Matemática como
instrumento mediador para o ensino e a aprendizagem através da linguagem dos
quadrinhos. Para compor a fundamentação teórica, operacionaliza três movimentos.
Primeiramente, a busca de elementos sobre as histórias da Matemática e a história
em quadrinhos como recursos pedagógicos a serem utilizados em sala de aula. Para
tal, faz uso do banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), buscas
livres na internet e do aporte fornecido pelos estudos de Miguel (1997, 2009) bem
como de Vergueiro (2010). No segundo movimento, realiza um estudo bibliográfico
sobre os conceitos de mediação, zona de desenvolvimento proximal, conhecimento
espontâneo e científico da teoria de Vygotsky (2011) e estudiosos da temática,
sendo utilizado na elaboração do produto da pesquisa. Já no terceiro, com a
intenção de capturar elementos para entender o ensino da Geometria nas escolas,
recorre a Pavanello (1989) e ao banco de publicação de eventos como o Encontro
Nacional de Educação Matemática. No que diz respeito ao campo empírico, focalizase
no modo como vem sendo realizado o ensino da Geometria nas escolas
localizadas no bairro central de Pelotas. A coleta de dados divide-se em três etapas:
questionário estruturado com a listagem de conteúdos fornecida pela Secretaria
Municipal de Educação local, respondido pelo grupo de quinze professores das
escolas do centro da cidade; encontro dos docentes com o objetivo de interrogar os
sujeitos sobre a localização dos conteúdos de Geometria no programa da disciplina,
principais dificuldades para a abordagem e como ocorre o retorno de aprendizagem
dos alunos, tendo comparecido nove pesquisados; por último, entrevista aberta (feita
com três docentes, que não compareceram ao encontro do grupo focal). A análise
dos dados obtidos é realizada por meio da convergência das falas e iluminadas
pelos elementos identificados no referencial teórico. Entre os resultados
encontrados, observa-se: a falta de tempo para a abordagem e a localização da
Geometria no final dos anos letivos, além de certa precariedade nas estruturas
escolares, como fatores dificultadores, assim como, também, concluiu-se que quatro
habilidades dos blocos relacionados à Geometria não são abordadas em todas as
escolas investigadas. Diante dessa realidade, é elaborado o almanaque em
quadrinhos que conta a história de matemáticos (Tales de Mileto e Euclides de
Alexandria) que estudaram os conceitos deficitários verificados pelo questionário,
além de conter atividades lúdicas, de entretenimento e aplicação dos conceitos
geométricos desenvolvidos com a intenção de promover a mediação da construção
deste conhecimento matemático.
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