Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, André Luis Andrejew
dc.creatorAlves, Gilson Leandro Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2014-09-22T20:18:56Z
dc.date.available2014-09-22T20:18:56Z
dc.date.issued2014-07-01
dc.identifier.citationALVES, Gilson Leandro Pacheco. A Matemática de Concreto: o trabalho com ângulos na construção civil com vistas a uma intervenção didática na Educação Básica. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2683
dc.description.abstractThe present research in the area of Mathematic Education intended to understand how the relation between the schooled knowledge and knowledge produced in civil construction happens. Aiming to identify possible approximations/distances between mathematic uses in a classroom and in a construction site, a data collection was realized in two contexts: interviewing civil construction workers and interviewing and monitoring activities of a undergraduate math students' classroom. The informations provided by this two groups were treated under the light of ethnomathematics, main theoretical source of this research. Produced in a program of post graduation that aims to act in the development and qualification of Basic Education teachers, this work brings as a main result the presentation of "the other's math" and the possible articulations between different ethnomathematics. It is expected that this research become subside to a reflection between limits and potentialities of inserting the practices of the construction sites as pedagogical support of teaching math, specially of geometry, such in Basic Education as also in the formation of mathematic teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectEthnomatematicspt_BR
dc.titleA Matemática de Concreto: o trabalho com ângulos na construção civil com vistas a uma intervenção didática na Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeMath Concrete: working with angles in construction with a view to a didactic intervention in Basic Educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2793884080004946pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa na área de Educação Matemática pretendeu compreender como se dá a relação entre saberes escolarizados e os saberes produzidos e utilizados na construção civil. Visando identificar possíveis aproximações/distanciamentos entre o fazer matemático de uma sala de aula e de um canteiro de obras, realizou-se uma coleta de dados em dois contextos: entrevistas com trabalhadores da construção civil e acompanhamento das atividades e entrevistas com uma turma de alunos de graduação de licenciatura em matemática. As informações fornecidas por esses dois grupos foram tratadas sob a luz da Etnomatemática, âncora teórica dessa pesquisa. Produzido em um programa de pós-graduaçáo que visa atuar no desenvolvimento e qualificação de professores da Educação Básica, este trabalho traz como resultado principal a apresentação da “matemática do outro” e as possíveis articulações entre as diferentes Etnomatemáticas. Espera-se que este estudo torne-se subsídio para reflexão sobre os limites e potencialidades de se inserir as práticas dos canteiros de obras como apoio pedagógico no ensino da matemática, sobretudo da geometria, tanto na Educação Básica quanto na formação de professores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples