Uma proposta para o ensino de química em busca da superação dos obstáculos epistemológicos
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma investigação sobre a própria prática docente
na qual se observou a necessidade de desenvolver metodologias que privilegiam o
envolvimento ativo do aluno, superando sua passividade e despertando-lhe o
interesse pelos conceitos ensinados na sala de aula. Desta forma apresenta-se:
Uma proposta para o ensino de Química em busca da superação dos obstáculos
epistemológicos que objetiva utilizar mapas conceituais e modelos, como estratégias
de proposição de situações-problemas, visando superar os obstáculos
epistemológicos verificados no ensino dos conceitos correlatos ao estudo das
Ligações Químicas. O referencial teórico aporta-se na Epistemologia de Gaston
Bachelard e suas proposições para o conceito de obstáculo epistemológico. A
metodologia adotada aproxima-se da pesquisa-ação (André, 2008) com abordagem
qualitativa e a coleta de dados se deu através da organização e desenvolvimento de
uma Unidade Didática, no qual foram realizados 09 (nove) encontros. Estes
ocorreram nos meses de agosto a outubro de 2013 com uma turma de primeiro ano-
Ensino Médio Politécnico. A análise dos dados se deu de forma descritiva (Lüdke e
André, 2012), para as atividades didáticas desenvolvidas durante a Unidade Didática
e pela Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003) para analise das impressões
produzidas nos sujeitos investigados. Os resultados demonstram que o trabalho
desenvolvido contribuiu para o crescimento do grupo investigado, estimulando o
aprendizado e o interesse pela disciplina de Química, o que leva a indicar que a
melhoria do ensino no âmbito escolar requer do professor ressignificar o
conhecimento científico através de metodologias inovadoras, estimulando os alunos
a participar, ativamente, na construção de sua aprendizagem. Como consequência
tem-se a superação dos obstáculos epistemológicos e a efetivação da construção do
espírito científico como nos ensina BACHELARD (1996).
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: