Traços geométricos como manifestação sociocultural: um olhar criativo sobre a volumetria local
Resumo
A presente pesquisa teve como propósito investigar a importância do ensino da
Geometria utilizando as construções geométricas, em uma aproximação com
conceitos matemáticos. Tratou-se da arte de ensinar Matemática a partir de um
estudo sociocultural, que envolveu desde a trajetória do ensino do Desenho
Geométrico no país e em especial na ETFPel (Escola Técnica Federal de Pelotas),
culminando em um trabalho na abordagem etnomatemática desenvolvido na
disciplina de Estudos Volumétricos, com estudantes do curso técnico da área de
Design do IF Sul-rio-grandense. Em princípio, analisam-se as aproximações e
afastamentos históricos do ensino do Desenho Geométrico e da Geometria para
compreender a trajetória de abandono e descaso dos saberes geométricos na
educação básica do país. Utiliza-se o conceito de Etnomatemática de D'Ambrósio
para justificar a proposta de um ensino dinâmico que busca envolver os Estudos de
Volumes, arte e criatividade, conceitos fundamentais quando se trata de currículo.
Optou-se pela estratégia de visualização matemática no contexto em que os sujeitos
estão inseridos – Patrimônio Cultural da cidade de Pelotas/RS – para elaboração de
projetos volumétricos inovadores que proporcionaram um olhar diferenciado na
identificação dos traços geométricos, servindo como referencial na construção do
bidimensional e sua concretização no tridimensional. Utilizou-se como metodologia,
a pesquisa-ação com procedimentos flexíveis, havendo uma interação efetiva e
ampla entre pesquisador e pesquisados. A coleta de dados da pesquisa se deu por
meio de questionários e relatos de visita técnica ao Patrimônio Histórico da cidade e
seu tratamento se deu através de análise temática desse material. O produto da
pesquisa se constituiu na apostila de Estudos Volumétricos na qual está registrado o
plano de trabalho e seu desenvolvimento. Finalizo enfatizando a relevância do
estudo do Desenho Geométrico e dos projetos temáticos no sentido de ampliar os
saberes matemáticos de forma criativa, no sentido de uma Educação Matemática
diferenciada.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: