dc.creator | Azevedo, Maria Clara Silva | |
dc.creator | Moura, Aline Gonçalves de | |
dc.creator | Andrade, Leonardo Pinheiro de | |
dc.creator | Rios, Joana Lemos | |
dc.creator | Ribeiro, Celiane de Freitas | |
dc.creator | Silva, Simone Gonçalves da | |
dc.date.accessioned | 2023-07-01T22:59:33Z | |
dc.date.available | 2023-07-01T22:59:33Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Maria Clara Silva et al. O que dizem as pesquisas sobre as diretrizes de formação de professores de 2015 e 2019?.In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 31., 2022, Pelotas. Anais... Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9718 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um recorte do projeto de pesquisa, em andamento, “Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação): redes políticas e efeitos na formação docente”. A pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa CEPE: Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel. Neste estudo, objetiva-se mapear as pesquisas realizadas sobre a formação de professores desde a incidência das Diretrizes Curriculares Nacionais
(DCN) para a formação de professores instituída pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) através da Resolução CNE/CP 2, de 1º/07/2015 e da recente Resolução CNE/CP 2, de 20/12/2019, a qual define as novas DCN para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base
Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Preocupa-se em analisar a produção científica a partir dos documentos supracitados, ao discutir os debates de disputa que envolvem as elaborações das políticas curriculares de 2015 e 2019, bem como também possibilita contribuir com os estudos teóricos dos temas relacionados à pesquisa em andamento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.title | O que dizem as pesquisas sobre as diretrizes de formação de professores de 2015 e 2019? | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |