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dc.creatorLihtnov, Dione Dutra
dc.date.accessioned2023-05-30T00:24:32Z
dc.date.available2023-05-30T00:24:32Z
dc.date.issued2022-08-30
dc.identifier.citationLIHTNOV, Dione Dutra. A Geografia em Livros Didáticos no Estado do Rio Grande do Sul (1900 - 1980). 2022. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9536
dc.description.abstractThe main thesis that I defend is that the Geography of primary education in the State of Rio Grande do Sul in the 20th century was expressed under different nuances - Geographical Thought, a school discipline of Geography and Social Studies - characterizing specific periods of the production of geographic knowledge. Methodologically, the proposal assumes a dimension centered on documental analysis. With regard to the practice of archives, document analysis is based on a historiographical operation, that is, a way of “facing history as an operation trying, in a necessarily limited way, to understand it as the relationship between a place, procedures of analysis and construction of a text” (CERTEAU, 1982, p.66). A priori, textbooks as documents. The production, dissemination and appropriation of these expressions of geographic knowledge are analyzed in the thesis based on textbooks produced for primary education in the State of Rio Grande do Sul in the 20th century (1900 - 1980). In this historical period (20th century), diverse theories and visions are born, not only for Brazilian education, but also for Geography, because, in the face of transformations, the diversity of theoretical and methodological conceptions defended by the Traditional and Critical “Geographies”, rekindle discussions on the directions of science and school discipline. However, this Geography renewal movement seems not to have reached didactic production in the State of Rio Grande do Sul before the end of the 20th century. Thus, it is admitted that, from a didactic and pedagogical point of view, there is a predominance of content and generalist, in a technical scope, in the forms of expression of geographic knowledge in textbooks produced for primary education in the State of Rio Grande do Sul throughout of the 20th century.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGeografia - Livros didáticos - RS - Século XXpt_BR
dc.subjectGeography - Textbook - RS - 20th centurypt_BR
dc.titleA Geografia em livros didáticos no estado do Rio Grande do Sul (1900 - 1980)pt_BR
dc.title.alternativeGeography in Textbooks in the State of Rio Grande do Sul (1900 - 1980)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA tese principal que defendo é a de que a Geografia do ensino primário no Estado do Rio Grande do Sul do século XX se expressou sob diferentes nuances - Pensamento Geográfico, disciplina escolar de Geografia e de Estudos Sociais - caracterizando períodos específicos da produção do saber geográfico. Metodologicamente, a proposta assume uma dimensão centrada na análise documental. No que confere a prática dos arquivos, a análise documental está baseada em uma operação historiográfica, ou seja, uma forma de “encarar a história como uma operação tentando, de maneira necessariamente limitada, compreendê-la como a relação entre um lugar, procedimentos de análise e a construção de um texto” (CERTEAU, 1982, p.66). A priori, os livros didáticos como documentos. A produção, a difusão e a apropriação destas expressões do saber geográfico são analisadas na tese a partir dos livros didáticos produzidos para o ensino primário no Estado do Rio Grande do Sul do século XX (1900 - 1980). Neste período histórico (Século XX), nascem teorias e visões diversificadas, não só para a educação brasileira, como também para a Geografia, pois, diante das transformações, da diversidade de concepções teóricas e metodológicas defendidas pelas “Geografias” Tradicional e Crítica, reacendem-se as discussões sobre os rumos da ciência e da disciplina escolar. Entretanto, este movimento de renovação da Geografia parece não ter alcançado a produção didática no Estado do Rio Grande do Sul antes do final do século XX. Assim, admite-se que, do ponto de vista didático e pedagógico, existe uma predominância conteudista e generalista, de âmbito técnico, nas formas de expressão do saber geográfico dos livros didáticos produzidos para o ensino primário do Estado do Rio Grande do Sul ao longo do século XX.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinha


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