dc.creator | Silva, Isabela Maria Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T15:08:02Z | |
dc.date.available | 2023-05-24T15:08:02Z | |
dc.date.issued | 2022-12-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Maria Santos. Aos olhos dos que não vemos: expressividades artísticas dos moradores da Unidade de Acolhimento Abrigo Institucional Residência Inclusiva II, em Pelotas/RS. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9473 | |
dc.description.abstract | This research investigates how artistic practices can develop expressive spaces. In this sense, we seek to think about the reality of art that walks in convergence with mental health, given that both work with the subjectivity of individuals. Subjectivity is understood here as something that is constructed and modified daily, based on meetings. Even today, many social institutions still, in a way, dominate and, due to their structural conditions, isolate individuals from everyday life, among them, psychiatric hospitals. Given this context, the Institutional Shelter Residência Inclusiva II, in the city of Pelotas/RS, emerges as an alternative to compulsory hospitalization and severe isolation imposed by these institutions and, therefore, was the object of research in this dissertation. Based on a methodology structured around field research, conducting interviews and participating research through the mediation of activities that work with different artistic languages, it was possible to collect observations and develop reflections about the subjectivities, emerging in the experience processes in art, of the residents of the aforementioned shelter. In the final considerations, reflections are brought regarding the difficulties and strengths in the application of the workshops, with the objective of sharing the observations and learnings about the theme, among which we highlight the importance of an approximation of the reality in which the activities will be applied, the problematization of the expectation of “beauty” in the field of art and the mandatory participation in workshops as an obstacle to full expressiveness. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Práticas artísticas | pt_BR |
dc.subject | Subjetividades | pt_BR |
dc.subject | Instituições totais | pt_BR |
dc.subject | Artistic practices | pt_BR |
dc.subject | Subjectivities | pt_BR |
dc.subject | Total institutions | pt_BR |
dc.title | Aos olhos dos que não vemos: expressividades artísticas dos moradores da Unidade de Acolhimento Abrigo Institucional Residência Inclusiva II, em Pelotas/RS | pt_BR |
dc.title.alternative | In the eyes of those we don't see: artistic expressions of the residents of the Institutional Shelter Residência Inclusiva II, in Pelotas/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4535510850257541 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1781461287024939 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga como as práticas artísticas podem desenvolver espaços de expressividade. Neste sentido, busca-se pensar na realidade da arte que caminha em convergência com a saúde mental, dado que ambas trabalham com a subjetividade dos indivíduos. A subjetividade é aqui compreendida, como algo que é construído e modificado diariamente, a partir dos encontros. Mesmo na atualidade, muitas instituições sociais ainda, de certo modo, dominam e, pelas suas condições estruturais, isolam os indivíduos da vivência cotidiana, dentre elas, os hospitais psiquiátricos. Diante deste contexto, o Abrigo Institucional Residência Inclusiva II, na cidade de Pelotas/RS, surge como uma alternativa à internação compulsória e ao isolamento severo impostos por essas instituições e, por isso, foi objeto de pesquisa desta dissertação. A partir de uma metodologia estruturada em torno da pesquisa de campo, da realização de entrevistas e da pesquisa participante através da mediação de atividades que trabalhassem com diversas linguagens artísticas, foi possível recolher observações e desenvolver reflexões acerca das subjetividades, emergentes nos processos de experiência em arte, dos e das moradoras do referido abrigo. Nas considerações finais são trazidas reflexões quanto as dificuldades e fortalezas na aplicação das oficinas, com o objetivo compartilhar as observações e aprendizados sobre a temática, dentre os quais destacam-se a importância de uma aproximação da realidade em que as atividades serão aplicadas, a problematização da expectativa do “belo” no campo da arte e a obrigatoriedade da participação das oficinas como um obstáculo à plena expressividade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eleonora Campos da Motta | |