Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFreitag, Matheus Eduardo Rodrigues
dc.date.accessioned2023-05-08T13:49:29Z
dc.date.available2023-05-08T13:49:29Z
dc.date.issued2023-03-08
dc.identifier.citationFREITAG, Matheus Eduardo Rodrigues. Uma abordagem para recomendação de rotas sob a perspectiva de mobilidade em cidades de 15 minutos a partir da preferência dos usuários. Orientador: Marilton Sanchotene de Aguiar. 2023. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9356
dc.description.abstractPolitical decisions and post-war market trends strongly influenced how citizens dealt with urban mobility and the consequences of the city’s designs. The increasing usage of cars and other private vehicles generates multiple impacts on the urban grid, producing especially urban sprawl and increasing the distances to access any kind of services, including, and bring them the focus of this study, the services considered essential for every citizen and their civil well being. Improving mobility and accessibility of services which all people have the right to do so, is not a fast nor uncomplicated task, requiring many public policies with different scopes, contexts, and times of execution. This study asks, “Can we combine computational strategies to minimize the lack of urban mobility now?”. Moreover, urban mobility raises adjacent questions about what “essential service” means, how to classify them, and the best way to access them. It is crucial to notice that different citizens require different means of access or facilities, and only some locations offer these services. Here, approaches to deal with these scenarios, strategies to represent the city grid digitally as graphs, how to map locations and their characteristics, and also algorithms to suggest the best locations for the citizens are discussed in this work. We will also address the multiple ways to make simulations more realistic, different test cases, and the mapping of real-life road conditions. Finally, combining different techniques and test cases made it possible to derive the most promising strategies to ensure an efficient transfer of people across the urban grid, along with insights on how to make the proposed pipeline more fine-tuned for place recommendations and route designs in the future.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.subjectBusca em grafospt_BR
dc.subjectCidade de 15 minutospt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectRecommendation systemspt_BR
dc.subjectGraph searchpt_BR
dc.subject15-minutes citypt_BR
dc.titleUma abordagem para recomendação de rotas sob a perspectiva de mobilidade em cidades de 15 minutos a partir da preferência dos usuários.pt_BR
dc.title.alternativeA 15-minutes cities approach on route recommendations from personal needs and urban mobility.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3499616508280892pt_BR
dc.description.resumoDecisões políticas e tendências de mercado no pós-guerra influenciaram fortemente a maneira como cidadãos lidam com a mobilidade urbana, e consequentemente, como modelam suas cidades. O uso crescente de carros e demais veículos particulares causa diversos impactos na matriz urbana, gerando principalmente um espaçamento da cidade e distâncias cada vez maiores para se acessar qualquer tipo de serviço, incluindo, e com foco neste estudo, serviços considerados essenciais para o bem estar civil. Melhorar a mobilidade e o acesso a serviços de direito de cada cidadão não é uma tarefa rápida e tampouco simples, requerindo políticas públicas de diferentes escopos, frentes e tempos de execução. Neste estudo é levantada a questão sobre “Quais estratégias computacionais podem ser combinadas para minimizar a falta de mobilidade agora?”. Essa questão levanta uma série de outras reflexões sobre o que significa um serviço essencial, como classifica-los, e qual é a melhor maneira de acessa-los. É importante salientar que cidadãos diferentes possuem necessidades diferentes e que não necessariamente serão atendidas em todas as localidades. Aqui, maneiras de lidar com esses cenários, estratégias para representação em grafo das cidades, mapeamento de locais e características e algoritmos para recomendações de locais mais indicados caso a caso serão discutidos neste trabalho. As diferentes possibilidades de tornar simulações mais realistas com o cotidiano, diferentes casos de testes e o mapeamento de características reais das estradas para o ambiente digital também são abordados. Finalmente, com a combinação de técnicas e diferentes casos de teste é possível derivar as maneiras mais promissoras para garantir um deslocamento mais eficiente de qualquer pessoa dentro da malha urbana. Também são discutidos próximos passos para tornar o pipeline proposto ainda mais poderoso em termos de recomendação e qualidade das rotas construídas.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Marilton Sanchotene de


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem