Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma abordagem para recomendação de rotas sob a perspectiva de mobilidade em cidades de 15 minutos a partir da preferência dos usuários.
dc.creator | Freitag, Matheus Eduardo Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T13:49:29Z | |
dc.date.available | 2023-05-08T13:49:29Z | |
dc.date.issued | 2023-03-08 | |
dc.identifier.citation | FREITAG, Matheus Eduardo Rodrigues. Uma abordagem para recomendação de rotas sob a perspectiva de mobilidade em cidades de 15 minutos a partir da preferência dos usuários. Orientador: Marilton Sanchotene de Aguiar. 2023. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9356 | |
dc.description.abstract | Political decisions and post-war market trends strongly influenced how citizens dealt with urban mobility and the consequences of the city’s designs. The increasing usage of cars and other private vehicles generates multiple impacts on the urban grid, producing especially urban sprawl and increasing the distances to access any kind of services, including, and bring them the focus of this study, the services considered essential for every citizen and their civil well being. Improving mobility and accessibility of services which all people have the right to do so, is not a fast nor uncomplicated task, requiring many public policies with different scopes, contexts, and times of execution. This study asks, “Can we combine computational strategies to minimize the lack of urban mobility now?”. Moreover, urban mobility raises adjacent questions about what “essential service” means, how to classify them, and the best way to access them. It is crucial to notice that different citizens require different means of access or facilities, and only some locations offer these services. Here, approaches to deal with these scenarios, strategies to represent the city grid digitally as graphs, how to map locations and their characteristics, and also algorithms to suggest the best locations for the citizens are discussed in this work. We will also address the multiple ways to make simulations more realistic, different test cases, and the mapping of real-life road conditions. Finally, combining different techniques and test cases made it possible to derive the most promising strategies to ensure an efficient transfer of people across the urban grid, along with insights on how to make the proposed pipeline more fine-tuned for place recommendations and route designs in the future. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de recomendação | pt_BR |
dc.subject | Busca em grafos | pt_BR |
dc.subject | Cidade de 15 minutos | pt_BR |
dc.subject | Urban mobility | pt_BR |
dc.subject | Recommendation systems | pt_BR |
dc.subject | Graph search | pt_BR |
dc.subject | 15-minutes city | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem para recomendação de rotas sob a perspectiva de mobilidade em cidades de 15 minutos a partir da preferência dos usuários. | pt_BR |
dc.title.alternative | A 15-minutes cities approach on route recommendations from personal needs and urban mobility. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3499616508280892 | pt_BR |
dc.description.resumo | Decisões políticas e tendências de mercado no pós-guerra influenciaram fortemente a maneira como cidadãos lidam com a mobilidade urbana, e consequentemente, como modelam suas cidades. O uso crescente de carros e demais veículos particulares causa diversos impactos na matriz urbana, gerando principalmente um espaçamento da cidade e distâncias cada vez maiores para se acessar qualquer tipo de serviço, incluindo, e com foco neste estudo, serviços considerados essenciais para o bem estar civil. Melhorar a mobilidade e o acesso a serviços de direito de cada cidadão não é uma tarefa rápida e tampouco simples, requerindo políticas públicas de diferentes escopos, frentes e tempos de execução. Neste estudo é levantada a questão sobre “Quais estratégias computacionais podem ser combinadas para minimizar a falta de mobilidade agora?”. Essa questão levanta uma série de outras reflexões sobre o que significa um serviço essencial, como classifica-los, e qual é a melhor maneira de acessa-los. É importante salientar que cidadãos diferentes possuem necessidades diferentes e que não necessariamente serão atendidas em todas as localidades. Aqui, maneiras de lidar com esses cenários, estratégias para representação em grafo das cidades, mapeamento de locais e características e algoritmos para recomendações de locais mais indicados caso a caso serão discutidos neste trabalho. As diferentes possibilidades de tornar simulações mais realistas com o cotidiano, diferentes casos de testes e o mapeamento de características reais das estradas para o ambiente digital também são abordados. Finalmente, com a combinação de técnicas e diferentes casos de teste é possível derivar as maneiras mais promissoras para garantir um deslocamento mais eficiente de qualquer pessoa dentro da malha urbana. Também são discutidos próximos passos para tornar o pipeline proposto ainda mais poderoso em termos de recomendação e qualidade das rotas construídas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Marilton Sanchotene de |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGC: Dissertações e Teses [230]
Dissertações e teses.