Mostrar registro simples

dc.creatorSant'Ana, Glauciane
dc.date.accessioned2023-05-02T21:55:15Z
dc.date.available2023-05-02T21:55:15Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.identifier.citationSANT’ANA, Glauciane. Propostas didático-pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise a partir do curso de extensão realizado para professores da rede municipal de ensino de Pelotas. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9316
dc.description.abstractThe research proposal had the general objective: to analyze the contribution of the pedagogical workshops of the extension course called, Pedagogical workshops for the continuing education of South and Adult Educators (EJA) - Human Science, offered to teachers in the areas of Human Science of the network municipality of Pelotas-RS, in the perspective of continuing education. Methodologically, the research was structured from a qualitative approach, focusing on participant research. Of the total of 5 modules in the form of workshops, for this research, it was possible to carry out the analysis of two, namely: Module I - The city and socio-spatial relations in the context of EJA; Module II - Getting to know the city: discussing basic sanitation. Initially, we performed the characterization of each analyzed module, considering some aspects such as: menu, objectives, contents, methodology and materials. From there, we created categories for data analysis, such as: types of pedagogical proposals, guiding concepts, present languages, problematizing theme and interdisciplinary character. We believe that these elements proved to be effective in terms of understanding the importance of each proposal and its applicability in the context of the classroom. Of the investigated languages, there was the presence of the use of mental maps as one of the central focuses of module I. Parallel, there were the contributions of the models in their different forms of elaboration, both in module I and in module II. Likewise, the photographs were relevant as they contributed to the analysis of geographic situations, considering space and time. As a result of our analyses, we can say that each pedagogical workshop developed brought significant contributions to the continuing education of the participating teachers, with the application of activities in the classroom by the teachers even during the period when the modules were being carried out.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDiversas linguagenspt_BR
dc.subjectGeografia e interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectPedagogical workshopspt_BR
dc.subjectDifferent languagespt_BR
dc.subjectGeography and interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.titlePropostas didático-pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise a partir do curso de extensão realizado para professores da rede municipal de ensino de Pelotaspt_BR
dc.title.alternativeDidactic-pedagogical proposals for Youth and Adult Education (EJA): an analysis based on the extension course carried out for teachers in the municipal education network of Pelotaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3717656387283259pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5122075802019310pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a contribuição das oficinas pedagógicas do curso de extensão denominado “Oficinas pedagógicas para a formação continuada de Educadores de Jovens e Adultos (EJA) – Ciências Humanas”, ofertado aos professores da área de Ciências Humanas da rede municipal de Pelotas-RS, na perspectiva de formação continuada. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada a partir de uma abordagem qualitativa, tendo foco na pesquisa participante. Do total de 5 módulos em forma de oficinas, nesta pesquisa foi possível realizar a análise de duas, sendo elas: Módulo I – A cidade e as relações socioespaciais no contexto da EJA; Módulo II – Conhecendo a cidade: discutindo o saneamento básico. Inicialmente, efetuou-se a caracterização de cada módulo analisado, considerando alguns aspectos como: ementa, objetivos, conteúdos, metodologia e materiais. A partir disso, criou-se as categorias de análises dos dados, como: tipos de propostas pedagógicas, conceitos norteadores, linguagens presentes, tema problematizador e caráter interdisciplinar. Acredita-se que esses elementos se mostraram eficazes no sentido de compreender a importância de cada proposta e sua aplicabilidade no contexto da sala de aula. Das linguagens averiguadas, teve-se a presença do uso dos mapas mentais como um dos focos centrais do módulo I. Paralelamente, teve-se as contribuições das maquetes em suas diferentes formas de elaboração, tanto no módulo I quanto no módulo II. Da mesma forma, as fotografias se mostraram pertinentes, pois contribuíram para analisar situações geográficas, considerando espaço e tempo. Como resultados das análises realizadas, pode-se afirmar que cada oficina pedagógica desenvolvida trouxe contribuições significativas para a formação continuada dos professores participantes, podendo-se constatar a aplicação de atividades em sala de aula pelos professores ainda no período da realização dos módulos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Spironello, Rosangela Lurdes


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples